Hello, M.! Sim, infelizmente é verdade que alguns pais inventam uns castigos bem esquisitos para as filhas que perdem a virgindade (muitas vezes, porém, não fazem a mesma coisa com os filhos meninos). Em minha opinião, isso acontece por algumas razões. Primeiro, os pais amam os filhos e querem o bem deles e, às vezes, pensam que dar um castigo beeeem cruel vai ser uma forma de evitar que os filhos se metam em outras situações difíceis. É uma tentativa de protegê-los. Em vez disso, porém, seria muito melhor se esses pais conversassem mais com os filhos, tentassem entender as situações e combinassem com os filhos consequências de obedecer ao que foi combinado.
Segundo, muitas vezes as famílias valorizam a virgindade das meninas como se fosse a única coisa importante. É verdade que o sexo foi criado por Deus para relacionamentos sérios, de grande compromisso, de preferência para o resto da vida. Isso não significa, porém, que perder a virgindade é a pior coisa que pode acontecer com uma menina. Existem consequências muito sérias de começar a vida sexual sem tomar alguns cuidados (usar camisinha, por exemplo, para evitar uma gravidez indesejada e infecções de vários tipos, algumas bem graves). E é claro que os pais sabem disso e não querem ver os filhos nessas situações – mesmo porque, se uma menina fica grávida, por exemplo, são os pais que vão ter que ajudar, não é mesmo? Isso ajuda a explicar os castigos tão “sinistros” por causa dessa questão.
E, por fim, talvez os pais tenham passado, eles mesmos, por experiências ruins nessa área durante a adolescência e não queiram que a mesma coisa aconteça com os filhos.
O melhor caminho, porém, não é aplicar castigos humilhantes, que possam causar sofrimento emocional ou físico. O melhor caminho é o diálogo, a atenção, os acordos entre pais e filhos e a confiança mútua.
Que Deus dê muita ajuda e sabedoria para você em suas escolhas, minha amiga. E que você possa ter boas conversas com seus pais antes de fazer essas escolhas!
E, sempre que quiser trocar uma ideia, estamos aqui. Até a próxima!
Kisses,
Su