Ser amiga de alguém e imitar as atitudes e práticas dessa pessoa são duas coisas bem diferentes. É possível respeitar e aceitar a PESSOA sem aceitar e concordar com as ESCOLHAS dela. Claro que, se você tiver uma amiga lésbica e ela quiser namorar você, aí ver ser meio complicado manter a amizade (rsrs), mas se seus amigos gays respeitarem seus valores e convicções, não há motivo para você se afastar totalmente deles. Essas diferenças grandes de opinião podem ser empecilho para uma amizade suuuuper chegada, tipo BFF, mas não para um relacionamento amigável.
Quando lemos os Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João), vemos que os melhores amigos de Jesus eram seus discípulos. Mas, vemos também que Jesus tinha amigos que a sociedade rejeitava e que os religiosos da época desprezavam. Ele almoçava com eles e conversava com eles, mas não os imitava em tudo o que faziam.
Pense comigo: pode acontecer de você ter uma amiga supernamoradeira (ou superfofoqueira). Será que tudo que ela faz é errado? Será que você não tem nada de bom para aprender com ela? Ter amizade com alguém assim significa apenas que você precisa ficar atenta para não se tornar uma namoradeira ou fofoqueira de plantão. Significa, também, que você pode falar de Cristo para sua amiga e mostrar para ela o que a Bíblia diz sobre compromissos e sobre fofoca.
Se você estiver caminhando beeeeem perto de Deus, conversando sempre com ele e aprendendo sobre ele na leitura da Bíblia e no convívio com outros cristãos, você poderá se manter firme naquilo que a Bíblia ensina. Poderá compartilhar com seus amigos gays aquilo que Deus planejou para nós em termos de relacionamentos e deixar clara a sua posição sobre esse assunto. Com a ajuda de Deus e uma atitude de humildade, a gente consegue fazer isso de forma amigável, sem passar sermão em ninguém.
Afinal, se pensarmos bem, todos nós temos dificuldade de seguir o roteiro de Deus para nossa vida em alguma área. Claro que as consequências de certas escolhas podem ser muito mais sérias que outras, mas, ainda assim, TODOS nós precisamos da graça e da misericórdia de Deus.
Peça para Deus lhe dar sabedoria em todas as suas amizades e para ajudar você a compartilhar do amor dele com todos ao seu redor, quaisquer que sejam as escolhas deles. Ah, e ore por seus amigos gays, para que eles venham a ter um relacionamento com Deus e a aceitar o presente da salvação. Deus gosta muito de atender a essas orações!