Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, A.! Como tantos outros assuntos específicos a respeito dos quais a Bíblia não dá instruções claras, cada um precisa buscar direção de Deus e agir conforme sua consciência e bom senso. A Bíblia não proíbe tingir os cabelos, mas traz passagens que falam sobre não ostentar e não dedicar tempo e recursos em excesso a esse tipo de coisa. Um bom exemplo é 1Pedro 3.3: “A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e joias de ouro ou roupas finas”. No tempo em que Pedro escreveu essas palavras, as mulheres tinham escravas dedicadas exclusivamente a cuidar dos cabelos de suas senhoras, tingi-los e fazer penteados super elaborados que levavam horas e empregavam produtos caros. Tudo isso era sinal de riqueza e uma forma de ostentação (como as joias de ouro e as roupas finas que ele menciona). A questão, portanto, não é que ninguém pode se arrumar, e sim, as motivações e os recursos dedicados a isso. Sobre as motivações, veja este post que escrevi a respeito de cabelos (o que inclui tingir):

https://depapocomasu.blog.br/corpo/2018/08/voce-seus-cabelos-e-deus/


E sobre recursos, cada pessoa deve analisar com ajuda de Deus o quanto está gastando com coisas como tingir/cortar/alisar/hidratar/etc. o cabelo e se perguntar se pelo menos parte desses recursos não poderia ser usada para coisas mais necessárias (comprar uma cesta básica para uma família, por exemplo).

Eu tenho cabelos brancos e não tinjo por dois motivos: (1) Envelhecer não é algo vergonhoso e, portanto, não precisa ser escondido. Aliás, meus cabelos brancos me lembram de que não vou estar aqui no mundo para sempre. São uma recordação visível de que preciso estar aberta para Deus ir me preparando para o dia em que encontrarei face a face com ele. (2) Tinturas são cheias de produtos químicos, que podem fazer mal para nosso corpo e com certeza fazem mal para o meio-ambiente (sem falar que vêm em embalagens de plástico, o que já é um problemão). Como cristãos, somos administradores deste mundo que Deus criou e precisamos avaliar de modo criterioso os produtos que usamos.

Esses são os meus motivos, que resolvi em minha consciência diante de Deus. Não significa que são a regra de Deus para cada pessoa.

Por fim, é importante lembrar que os cabelos brancos só são honra ou “coroa de glória” na velhice para quem anda “no caminho da justiça” (Provérbios 16.31). Ou seja, a honra não está na cor dos cabelos em si, mas em uma vida longa (representada pelos cabelos brancos) de fidelidade a Deus. É preferível, portanto, tingir os cabelos e andar bem perto de Deus do que simplesmente ter cabelos brancos e não viver de modo agradável a ele 🙂

Que bom que Deus se preocupa com cada detalhe de nossa vida e que podemos buscar direção dele para cada decisão, seja grande ou pequena!

Até a próxima 🙂

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.