Hello, L.! Como você observou a Bíblia não fala nada sobre celular, nem sobre uma porção de coisas específicas que não existiam dois ou três mil anos atrás, kkk. Mas, a Bíblia nos dá alguns princípios, ou seja, algumas orientações básicas que se aplicam a todas as situações.
A Bíblia diz, por exemplo, que devemos ter respeito por nossos pais e procurar ter um bom relacionamento com eles. Mas, também diz que os pais não devem provocar os filhos, mas, sim, procurar orientá-los de modo sábio e amoroso, para o bem deles. Veja, por exemplo, estes versículos de Efésios 6:
“Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, porque isso é o certo a fazer. ‘Honre seu pai e sua mãe.’ Esse é o primeiro mandamento com promessa. Se honrar pai e mãe, ‘tudo lhe irá bem e terá vida longa na terra’. Pais, não tratem seus filhos de modo a irritá-los; antes, eduquem-nos com a disciplina e a instrução que vêm do Senhor” (v. 1-4).
Nesse caso do celular, é possível que sua mãe esteja preocupada com você e, portanto, queira entender como estão indo suas amizades e outras conversas online. Minha sugestão é que, em vez de simplesmente entregar o celular para “inspeção”, vocês duas sentem juntas, olhem o que está no celular e conversem sobre isso. Se sua mãe achar que alguma coisa não está legal, peça para ela explicar qual é o problema. Se ela implicar com coisas que parecem ok para você, explique seu ponto de vista. A ideia não é simplesmente “vigiar”. É ter _diálogo_.
E converse com sua mãe sobre a questão de responsabilidade/maturidade e confiança. Quanto mais responsabilidade e maturidade você demonstrar em todas as áreas de sua vida, mais confiança você merece receber de seus pais. Essa é uma parte meio difícil para eles também, mas com a ajuda de Deus vocês podem aprender juntas 🙂
Por fim, acho quer seria bem legal você e sua mãe orarem juntas sobre como lidar com essas questões. Orem, também, para Deus dar sabedoria tanto para você em seu uso do celular, quanto para sua mãe na grande responsabilidade que ela tem de orientar e cuidar de você.
Pensei nisso! E, sempre que quiser conversar, é só passar aqui. Estamos à disposição!
Kisses,
Su