É comum falarmos sobre “santidade de vida”. Em muitos casos, essa expressão é usada para descrever o jeito de viver de alguém que não tem uma série de comportamentos considerados “mundanos”. Ou seja, a pessoa supostamente santa não vai pra baladas, não fuma, não bebe, não “fica”, não transa antes do casamento, não veste roupas curtas e justas, não faz piercing, não usa drogas, etc. e tal.
Gente, que festival de NÃÃÃOS!
Será que a “vida completa” que Jesus veio para nos dar (João 10.10) é definida apenas por aquilo que não fazemos?
Um dia desses, li uma explicação bem bacana sobre uma palavrinha que aparece um monte de vezes no Novo Testamento. Como você deve estar ligada, a Bíblia foi escrita originalmente em línguas muuuito antigas, tipo hebraico, aramaico e grego. A palavrinha em questão é traduzida para o português como “santos”. Não o clube de futebol, nem aquele pessoal das festas juninas. De acordo com o Novo Testamento, todos aqueles que aceitaram Cristo como Salvador são santos! Portanto, fique à vontade para me chamar de “Santa Su”, hehe.
Falando sério, na Bíblia a palavra Hagios (“santos”, em grego) é usada para descrever todas as pessoas que Deus chamou para fazer parte da família dele. Não é demais?!
Agora vem a parte mais incrível: esse pessoal todo é santo porque tem um relacionamento com o Deus santo. Ponto final. Você pertence ao Deus que é totalmente lindo, maravilhoso, puro e perfeito, que não tem nem uma pontinha de maldade ou de erro dentro dele. E, apesar das tentações, pecados e perrengues que você ainda enfrenta aqui na terra, ele considera que essa santidade já faz parte de você! Esse é o presente que Cristo nos deu quando morreu por nós na cruz.
Logo, você é santa porque você pertence a Deus e não porque você faz ou deixa de fazer alguma coisa. Não existe nada neste mundo que você possa fazer para se tornar mais ou menos santa. E com certeza não existe um “medidor de santidade” para dizer se alguém tem a vida mais santa que outros. Diante de Deus, todos nós que fomos salvos por Cristo somos igualmente santos.
O xis da questão agora é viver de acordo com a aquilo que nós já somos em Cristo!
Já pensou se um cachorro resolvesse miar feito gato? Ou se um passarinho começasse a saltar igual canguru? Ou se um coelho saísse por aí pensando que é um leão? Que coisa mais bizarra! Felizmente, cada animal sabe viver de acordo com sua natureza, como foi criado por Deus.
Da mesma forma, nós cristãos precisamos viver de acordo com nossa nova natureza santa, criada por Deus em nós. Esse é o processo de santificação. E como fazemos isso? Entendendo melhor como Jesus viveu, passando tempo com ele, pensando com calma no que a Bíblia nos diz e, principalmente, deixando o Espírito Santo trabalhar em nosso coração. Afinal, as atitudes e comportamentos nascem do coração. E, se o coração não for transformado, as mudanças de atitude só pra “ficar bem na fita” não adiantam muita coisa.
Você já tem uma vida de santidade. Com a ajuda de Deus, analise quais hábitos, atitudes e ações têm a ver com essa vida. Cultive essas virtudes com carinho e atenção. Analise também o que é totalmente “alienígena” em sua vida santa. Isso inclui não apenas as coisas externas, mas principalmente as atitudes do coração.
Peça para Deus lhe encher de coragem e forças para abrir mão de tudo o que destoa da natureza santa que ele já lhe deu. E, se bater um medo de que você vai sair no prejuízo, de que vai perder coisas que parecem tão legais, de que vai ser difícil demais viver em santidade, lembre-se de Romanos 8:32,38:
“Visto que [Deus] não poupou nem seu próprio filho, mas o entregou por todos nós, será que certamente não nos dará, e de graça, todas as coisas? […] Nada poderá nos separar do seu amor”.
Feliz vida de santidade pra você, amiga!
Quer descobrir mais sobre verdadeira santidade? Dê uma espiada nestas passagens. Lembre-se de ler alguns versículos antes e outros depois para entender o contexto e use uma Bíblia de Estudos ou comentário bíblico para compreender melhor cada passagem.
Romanos 12.1-2
Efésios 1.3-6; 4.1; 5.3-4
Colossenses 3.12-14
2Tessalonicenses 1.11-12
2Timóteo 1.9
1Pedro 1.15-20