Dicas para quem está aprendendo um novo idioma

novo-idioma-1

Aprender um novo idioma é uma experiência gratificante, pois muito além de novas palavras, fonemas e gramática, aprendemos também uma nova cultura, novas formas de se expressar, de escrever e interpretar e um mundo de possibilidades. Se você gosta de cinema, por exemplo, assistir um filme com o áudio original pode ser uma experiência muito bacana, pois é possível sentir mais de perto a intensidade da atuação, as nuanças do tom de voz dos atores, além de entender a trilha quando ela é cantada. Falando em música, ouvir aquela canção internacional e compreendê-la é realmente muuuito legal.

Isso sem falar que conhecer uma língua estrangeira abre portas para várias oportunidades: a possibilidade de fazer um intercâmbio, pesquisar sites com conteúdos interessantes na Internet, além de ser fundamental para o currículo. Enfim, para quem quer viajar, estudar, trabalhar ou se divertir, esse conhecimento é uma chave poderosa!
Tá… não é assim tão fácil. É preciso esforço e dedicação. E com algumas dicas que preparamos para você, seus estudos do idioma estrangeiro serão ainda mais eficazes e divertidos.

Tome nota!

Escola: Não vamos entrar aqui no mérito da escola, metodologia etc. e tal! Mas uma coisa é certa: procure uma instituição séria e comprometida com os alunos. Peça para os seus pais verificarem o programa de ensino e o que é esperado de cada semestre.

Tempo: Para aprender um novo idioma e falá-lo fluentemente é necessário tempo. Não existe mágica. O importante é ter paciência e não desistir.

Treino: Sabe aquela história de varinha de condão e PLINNN…. você está falando?! Isso não existe. Assim como tudo o que aprendemos, falar uma nova língua exige treino. Duas horas por semana na escola não é suficiente. É necessário estudar um pouco a cada dia! 15 minutos diários já ajudam bastante.

Escutar, escrever, falar e ler: Essas são quatro habilidades da comunicação. Por isso, é fundamental exercitá-las para que não encontre alguma dificuldade. Veja o que você pode fazer para aprimorá-las:

• Ouvir as músicas que você gosta e cantá-las acompanhando o texto escrito; Assistir seriados e filmes com ou sem legendas – legendas no idioma estrangeiro. (Claro! Kk)

• Ler livros que gosta ou navegar em sites que tenham conteúdos do seu interesse. Importante: Fique atenta ao seu nível de fluência, por exemplo, se você está no nível básico, não adianta ficar horas escutando um filme com estruturas avançadas! Vá com calma e logo logo estará lá! ☺

• Escrever bastante: Não precisa ser a nova versão do Harry Potter! Escreva aquilo que sabe e procure sempre acrescentar uma nova palavra ou uma nova estrutura. Assim, essa habilidade ficará sempre afiada. Pode ser até um diário!

• Fale sem medo! Fale mesmo… e bastante! Existem pessoas que aprendem um idioma estrangeiro e ficam com vergonha de errar! Na-na-ni-na-NÃÃÃO!!! Como você está aprendendo, é possível que erre algumas vezes, isso é normal, e com prática logo supera a dificuldade. Vale até mesmo gravar suas próprias perguntas e respondê-las. É divertido e ajuda, inclusive, a melhorar a pronúncia.

Para quem é autodidata – (Autodidata é a pessoa que estuda por conta própria, sem necessariamente ter a ajuda do professor) – : Tenha disciplina e foco e busque bons materiais que sejam indicados ou certificados por boas editoras, instituições ou profissionais do ramo.

Lição de casa: Esse item é um “plus” kkk! Mas é supersério! Se seu professor te passar alguma lição de casa… não deixe de fazê-la! Pode ser um pouco … digamos… “chato”… mas são elas que te ajudam a fixar as novas estruturas do idioma: as expressões, a gramática, o vocabulário e assim por diante!

Então é isso!

Conte pra gente qual idioma você está aprendendo e o que faz para aprimorá-lo!

Até a próxima meninas!