Hello, B.! Bem-vinda de volta 🙂
Sim, você pode se declarar, mas é legal levar algumas coisas em conta antes disso:
1 – Se vocês dois já têm uma boa amizade (espero que seja o caso!), ela não será mais igual. Quer vocês comecem a namorar ou decidam continuar apenas amigos, o relacionamento mudará. Antes de falar, portanto, reflita se você está disposta a aceitar essa mudança.
2 – Se o desejo de assumir um compromisso mais sério é só para preencher uma solidão, carência, lacuna — e não para realmente desenvolver um relacionamento profundo, que leva em conta o bem-estar e as necessidades da outra pessoa — é melhor não se declarar. Um relacionamento no qual buscamos apenas nossa própria satisfação está condenado ao fracasso.
3 – Avalie quais são seus conceitos de namoro, ficar, etc. Não embarque em um novo envolvimento sem ter consciência do que ele realmente significa. Leia estes dois posts, o primeiro sobre namoro e o segundo sobre ficar e, com muita calma, avalie seus posicionamentos sobre essas questões. Isso poupará você de sofrimentos adiante.
http://depapocomasu.blog.br/relacionamentos/2018/07/afinal-o-que-e-namoro/
http://depapocomasu.blog.br/faqs/2018/02/faq-2-ficar-e-errado-ou-nao/
E, mais importante de tudo, como sempre lhe digo, converse com Deus. Peça direção e sabedoria dele para essa decisão. Se você tiver um compromisso de vida com Deus e disposição de seguir as instruções dele, você pode ter certeza de que ele sempre lhe mostrará o melhor caminho!
Até a próxima!
Kisses,
Su