Pergunta:

Resposta da Sú:

Oi Su, meu nome é D. e tenho 16 anos. Desde janeiro deste ano estou tendo um relacionamento com meu melhor amigo. Ele é cristão também, batizado e me incentiva muito a permanecer nos caminhos do Senhor, além de me fazer feliz. Eu queria saber se é errado nos beijarmos, pois por mais que digam que não tem muito a ver, me sinto incomodada às vezes, como se estivesse satisfazendo a vontade da carne, como se fosse algo errado. Você poderia me esclarecer essa dúvida, por favor? D.

Hello, D.! Se esse “relacionamento” que você diz é um namoro comprometido e exclusivo, parabéns! Sei por experiência própria que é bom demais namorar o melhor amigo! ☺

Em minha opinião, com sua idade e dentro de um compromisso sério, existe espaço para expressões físicas de carinho, sim, inclusive beijos. Quando a Bíblia fala de “carne”, não está se referindo a tudo o que é físico, do corpo. Está se referindo a todo desejo (inclusive de coisas espirituais e emocionais) que não têm a ver com nossa nova vida e identidade em Cristo.

Portanto, converse bastante com Deus sobre esse aspecto físico do seu namoro e peça para ele mostrar para você quais expressões de carinho são apropriadas nesse momento.

Deus criou o beijo para ser algo supergostoso, inclusive como parte de um bom namoro. Vale lembrar, porém, que uma expressão de carinho apropriada às vezes acaba “chamando” outras expressões não apropriadas para o momento e o grau de compromisso que vocês têm. Portanto, o ideal é você e seu namorado conversarem abertamente, orarem juntos sobre esse assunto e determinarem limites claros, com a direção de Deus.

Quando andamos perto de Deus, o consultamos em todas as coisas e estamos dispostas a obedecer, não precisamos ter medo. Podemos curtir todos os presentes dele com paz e alegria!

Kisses,
Su