Hello, L.! Como seu pedido é um tanto geral, os conselhos que eu vou dar também são gerais. Se precisar de ajuda mais específica, fique à vontade para escrever novamente, ok?
1 – Entenda que os estudos são o seu “trabalho” nessa etapa de sua vida. É nisso que você deve concentrar seus esforços no momento. Claro que o relacionamento com Deus é prioridade, e os relacionamentos com família e amigos também são super importantes. Mas os estudos devem ser sua atividade principal no dia a dia, aquilo que você deve dedicar mais tempo e atenção. Pense nisso ao organizar seus horários.
2 – Procure misturar coisas que você gosta de estudar com coisas que são mais chatas ou difíceis. Dessa forma, fica menos cansativo.
3 – Não acumule coisas. Faça tarefas o quanto antes possível. Estude um pouco a cada dia como preparativo para provas. Não deixe tudo para última hora!
4 – Faça perguntas para os professores sempre que tiver dúvida. Se você não gosta de perguntar durante a aula, fale com os professores depois. Não acumule coisas se aplica a não acumular dúvidas também!
5 – Preste atenção no que ajuda você a aprender com mais facilidade. Você prefere ler/escrever? Fazer desejos para se lembrar de ideias? Ouvir música/inventar músicas com as matérias que precisa memorizar? Prefere se mexer enquanto estuda ou ficar quietinha? Aprende mais quando assiste um vídeo sobre o assunto? Faça tentativas para ver o que funciona melhor e use os recursos que forem realmente úteis.
6 – Se tiver dificuldade em alguma das matérias, converse com seus pais. Considere a possibilidade aulas extras com tutores.
7 – Não se esqueça de descansar, fazer atividade física e se divertir. Estudar é importante, mas precisa haver espaço para outras coisas em sua vida 🙂 Essas outras atividades, quando bem equilibradas, podem até ajudar nos estudos também.
8 – E deixei o mais importante por último: converese com Deus sobre seus estudos. Peça ajuda dele para administrar seu tempo e organizar os conteúdos. Peça para ele ajudar você a ter um bom equilíbrio entre estudos, amizades, descanso, esportes, etc… Conte para Deus o que está sendo difícil. Agradeça pelas coisas boas. Resumindo: converse com ele o tempo todo, sobre tudo o que estiver em sua mente e seu coração.
E, fique à vontade para passar aqui sempre que quiser!
Kisses,
Su