Você tem dificuldades para transmitir claramente as suas ideias ou puxar um assunto?
Se sua resposta foi sim… bem vinda ao clube! rsrs Um montão de pessoas tem dificuldades para comunicar-se bem. A boa notícia é que a boa comunicação é uma prática que pode ser aperfeiçoada. Ninguém nasce um guru da arte de falar bem… isso exige prática e treino. E com o tempo, essa habilidade tende a se tornar cada vez mais natural. Talvez, não seja assim tããão fácil, mas com um pouquinho de perseverança você vai ver que esse aprendizado é bem legal e inclusive ajuda muito no seu relacionamento com as outras pessoas e nas atividades do dia a dia.
Não dá pra falar todas as dicas em apenas um artigo! (Continue de olho aqui no FaithGirlz!) Mas nesse aqui, gostaria de abordar uma palavra bem interessante e que é uma das chaves de um bom comunicador: Repertório!
Essa palavra tem uma série de significados, mas nesse caso, nos referimos àquele conjunto de conhecimentos que você tem sobre diversos assuntos: Programas da TV, artistas famosos, filmes, músicas, acontecimentos no mundo e até matérias da escola! Tudo o que aprendemos entra para o nosso repertório. Importante: Você não precisa ser a sabe-tudo para ser uma boa comunicadora! Nem precisa ficar careca de ler para ficar informada! Nada disso!
Para construir um bom repertório é só ficar ligada e não marcar bobeira! No Facebook, por exemplo, há um montão de fanpages com assuntos interessantes e se você der um pulo numa boa livraria certamente vai achar algum livro que é a sua cara!
Na construção do repertório há um segredo de ouro! Sabe qual é? Conversar e compartilhar ideias com outras pessoas!
Por isso, quando tiver dificuldade de conversar com alguém, faça perguntas, comente alguma coisa bacana que você viu. Ouça com atenção e procure aprender com elas! Seus amigos, pai, mãe, irmãos, professores, enfim, certamente terão um montão de coisas para dividir com você.
E se não der certo? Bater o frio na barriga e não conseguir?!
Como diria o Chapolim Colorado… “Calma… calma… não criemos pânico!” (Essa é a versão “correta”! Kk)
Você se lembra da palavra perseverança?! Pois bem, como tudo o que aprendemos é difícil no começo, assim também pode acontecer quando estamos desenvolvendo nossa habilidade de falar bem!
A ideia é não desistir!
E aí, o que você conta de novo?!
Abraço, meninas!
Foto: Hiperativo