Como vencer a preguiça?

Você se acha uma pessoa preguiçosa?

Se sua resposta foi “sim”, respire fundo e mantenha a calma! Há algo que você pode fazer!

Agora, se sua resposta foi “não” ou “às vezes”, aproveite a leitura para descobrir como dar um “xô” naquela molezinha quando ela aparecer. Vamos começar?

Coloque seus pensamentos no lugar: Antes de se autodenominar “uma garota preguiçosa”, saiba que qualquer pessoa pode ficar sem disposição para realizar alguma tarefa pendente. Então, nada de neura!

Uma boa forma para vencer o desânimo é modificar a maneira de pensar, desenvolvendo atitudes que a levem a encarar o desafio de se manter em movimento e realizar suas tarefas.

Crie táticas: Você costuma programar vários alarmes em seu celular ou despertador, para ter a sensação de que pode ficar mais um pouquinho na cama? Humm… É bem provável que, mesmo assim, fique sempre atrasada, não é mesmo? Pois é, experimente colocar o seu dispositivo sonoro em um lugar distante, tipo lá na sala, longe do quarto. Isso fará com que desperte com mais facilidade, pois terá que se levantar para desligar o aparelho. Sério, funciona!  

Organize suas tarefas em pequenas atividades: Se você tem uma atividade que exigirá muito tempo e esforço, divida-a em ações minúsculas e rápidas de terminar. Se tiver de acordar cedo amanhã, deixe tudo arrumadinho hoje: suas roupas, os acessórios e tudo o que vai utilizar no compromisso. Se houver um trabalho para entregar daqui a um mês, faça um pouquinho de cada vez. Você verá como seu tempo será melhor aproveitado. Além do mais, imagina sensação de estar com tudo em ordem, inclusive suas notas escolares! Bom, né?

A estratégia é tirar os obstáculos e tornar a vida mais prática. Este versículo bíblico pode inspirá-la: “O caminho do preguiçoso é bloqueado por espinhos, mas o caminho do justo é uma estrada aberta” (Pv 15.19, NVT).

Gere motivação: Imagine que você tem de arrumar seu quarto, mas quer terminar de assistir aquela série bem legal que estão comentando na escola. Por outro lado, não pode deixar a faxina para outro dia porque você já não consegue encontrar aquele pretinho básico ou o seu jeans favorito no guarda roupa. O que fazer? Sim, a decisão não é nada fácil. Nesse caso, você pode gerar motivação! 

Como assim?

Pense em uma recompensa que daria a você após concluir a tarefa. Por exemplo: aproveitar o tempo livre para ir ao shopping ou chamar sua melhor amiga para arrumar o guarda-roupa com você! Maratonar a série depois que tudo estiver limpinho e organizado, com direito a pipoca quentinha e um cobertor fofinho. Que delícia! Reflita sobre este trecho da Bíblia: “O preguiçoso muito quer e nada alcança, mas os que trabalham com dedicação prosperam” (Pv 13.4, NVT).

Tenha atitude: Evite ser aquela pessoa que está sempre atrasada ou que dá mancada ao não  cumprir com as obrigações. Lembre-se de que, quanto mais rápido começar o que deve fazer, mais rápido ficará livre! Além do mais, você ganhará a admiração das outras pessoas, pois será alguém confiável.

Afaste-se de distrações: Preste atenção ao que rouba seu tempo e energia. Isso pode incluir as redes sociais, a TV e as horas de conversa com sua BFF pelo celular. Podemos chamar isso de “foco”.

Comemore cada progresso: Festeje, celebre e alegre-se com cada atividade concluída!   

Algo importante!

Se você já tentou muitas coisas, mas sente que o desânimo não vai embora, é hora de conversar com seus pais. Pode ser que esse abatimento esteja ligado a algum problema de saúde. Neste caso, um médico deverá ser consultado. Ok?

Pois bem, desafie-se a levantar do sofá e a ir em frente. Mexa-se e veja como tudo vai mudar para melhor. •

Leia também:

Chega de bagunça!

Teste: Você é organizada?