Sim, já faz um ano desde que o primeiro caso de coronavírus foi anunciado no Brasil. De lá para cá, muita coisa aconteceu. Vimos o esforço de cientistas do mundo inteiro para conseguirem a rápida criação de vacinas e compreendemos que a cooperação de todos é fundamental para driblar um forte inimigo. E que vírus persistente, não é mesmo?
Pode ser que você esteja ficando impaciente e até triste com a demora da pandemia. Com tantas pessoas falando em um novo normal, é capaz que até sinta angústia e medo, sem saber como o futuro será. É justamente nesse contexto que você deve ter em mente que sentir tristeza, medo e falta de paciência é uma reação normal, desde que não afete sua qualidade de vida.
Como assim, normal?
Nossas emoções são presentes de Deus — e engana-se quem pensa que é errado ou falta de fé chorar e ficar triste quando algo chato acontece. Vivenciamos essas emoções porque alguma coisa nos incomodou ou nos provocou dor. Uma das características mais lindas da Bíblia é que ela mostra o ser humano como ele é. E o próprio Jesus, que é Deus e se fez homem para nos salvar, chorou diante do túmulo de seu amigo querido, Lázaro. Se Jesus chorou, nós também podemos chorar. Não há nada de errado nisso.
Agora, se tristeza não passa, se você chora constantemente e já não tem ânimo para nada, é importante conversar com alguém, expressar o que está sentido e, se necessário, buscar ajuda profissional, como a de um psicólogo, ou o auxílio de um mentor ou adulto de confiança, como seu pastor ou pastora ou a coordenadora pedagógica de sua escola.
A Bíblia não descarta o importantíssimo trabalho de profissionais. Deus, em sua sabedoria, deu dom a algumas pessoas para trabalharem a favor do bem-estar físico e mental do ser humano. Portanto, não tenha receio de consultá-los.
E a falta de paciência?
Num primeiro momento, há algo que você pode fazer para lidar com a falta de paciência. Aliás, essa receita é bastante útil naqueles momentos que ficamos ansiosas com relação ao amanhã. Ela consiste em dois conselhos bíblicos registrados em Filipenses 4.6-7 e em 1 Pedro 5.7. Olha só que legal:
“Não vivam preocupados com coisa alguma; em vez disso, orem a Deus pedindo aquilo de que precisam e agradecendo-lhe por tudo que ele já fez. Então vocês experimentarão a paz de Deus, que excede todo entendimento e que guardará seu coração e sua mente em Cristo Jesus” (Fl 4.6-7)
“Entreguem-lhe todas as suas ansiedades, pois ele cuida de vocês” (1Pe 5.7).
Vamos refletir juntas?
Deus sabe que todas nós ficamos tensas e aflitas quando algo sai do controle. Mas veja que lindo! a Bíblia nos convida a não vivermos preocupadas com coisa alguma. Por meio desse trecho, podemos entender que o Pai Celestial quer que estejamos bem, sem ansiedade por nada.
É maravilhoso saber que Deus nos conhece por completo. Podemos orar e pedir-lhe ajuda, contando para ele tudo o que nos entristece e apavora. Podemos entregar-lhe não apenas uma ou duas ansiedades, mas todas! Sim, TODAS! E por quê? Porque ele cuida de nós!
Quando oramos e entregamos a Deus aquilo que gera impaciência e ansiedade, podemos experimentar alívio na mente e no coração. Orar é realmente uma prática muito especial.
Portanto, não leve o fardo da falta de paciência sozinha. Conte tudo para Deus, peça-lhe ajuda. E, caso perceba que a tristeza insiste em querer ficar, conte isso para alguém e busque orientação médica e profissional, se necessário. Saiba que o Pai está com você a todo momento e lhe dará forças para passar por essa fase delicada.
*Trechos bíblicos da Nova Versão Transformadora – NVT.