Como fazer uma boa escolha diante de uma avalanche de opções de séries? Será que a que aquela que tudo mundo está comentando na escola é realmente para você? Pois bem, antes de apertar o play, opte por analisar com atenção alguns pontos sobre a qualidade do que está sendo oferecido como entretenimento, jamais escolha só por parecer legal. O título, a sinopse e o trailer podem dar uma ideia do conteúdo que será apresentado, mas não é tudo! Além disso, é importante considerar também:
- A classificação, ou seja, a partir de qual faixa etária ela é recomendada;
- Se apresenta cenas ou temas que você teria vergonha de compartilhar com alguém;
- Se há algum tipo de violência;
- Se ela viola algum valor que é importante para você ou sua família.
Além disso, leve em conta essas atitudes:
“A observadora”: Uma produção não deve ser rotulada como “boa” só porque suas amigas da escola estão comentando, por isso seja crítica em relação as mensagens apresentadas. Observe com atenção se essa série realmente merece o seu tempo.
“A informada”: Busque informações como gênero — policial, drama, aventura, comédia—, críticas e avaliações de quem já assistiu. Não caia na bobeira de assistir conteúdos que não são para sua faixa etária. Pode acreditar, isso NÃO vai tornar você mais madura. E, certamente, nesse conteúdo há algo que especialistas consideraram inapropriadas ou prejudiciais para alguém com sua idade.
“A intelectual”: Só escolha o que é de qualidade. De “besteirol”, o mundo está cheio e você não tem tempo para isso!
“Garota de Fé”: Pondere se o que vai assistir agrada a Deus e vai de encontro com o que você acredita.
Sim, há bastante conteúdo legal para curtir. Mas é importante escolher apenas o que é bom para a sua mente e o seu coração.
Você também vai gostar de ler!
Adolescência: fase de escolhas
Fabrícia Oliveira
Minha primeira formação é Publicidade e Propaganda, fiz seminário bíblico e atuei como team leader (In Ministry Training – IMT Brasil). Sou casada com Cleiton Oliveira, meu grande amor. Gosto de muitas coisas: viajar, praticar esportes (corrida e artes marciais), cozinhar, pintar ou desenhar, customizar qualquer coisa, ler e visitar lugares da cidade de São Paulo.