Querida M., alguns tipos de personalidade têm a tendência de ser mais ansiosos, mas isso não significa que não existe saída. A primeira coisa a fazer é entregar essa ansiedade para Deus. Gaste tempo contando para ele tudo o que está pesando em seu coração. E lembre-se da instrução que ele deixou para todas nós: “Lancem sobre [Deus] toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês” (1Pedro 5.7).
Em um caderno, comece a anotar os sinais de que Deus tem cuidado de você e agradecer por isso. Por exemplo, ele tem lhe dado roupa, alimento, saúde, etc. Olha ao seu redor e veja como Deus cerca você de presentes grandes e pequenos. Preste atenção na natureza, outra forma de Deus mostrar cuidado. Tire fotos ou anote presentes dele na criação. Eu amo fotografar flores, árvores, pássaros, nuvens para me lembrar de que o Deus que criou e cuida disso tudo também cuida de mim.
Outra coisa a fazer é separar alguns momentos para se acalmar. Escolha um lugar onde você possa ficar sozinha por uns dez minutos sem muito barulho ou interrupção. Sente-se em uma posição confortável, feche os olhos e comece a prestar atenção em sua respiração, no ar que entra e sai de seus pulmões. Sempre que vier algum pensamento à sua mente, volte a atenção outra vez para sua respiração. Aproveite esses momentos quietos para tentar relaxas, sabendo que Deus está bem ali com você. Faça isso todos os dias e, aos poucos, você começará a observar uma diminuição em sua ansiedade.
E, por fim, se há coisas difíceis acontecendo em sua família, na escola, entre suas amizades, procure uma pessoa adulta de sua confiança para conversar. Pode ser alguém de sua família (seus pais, uma irmã mais velha) ou alguém de fora (uma tia, uma orientadora na escola, alguém da igreja). Peça para Deus lhe mostrar quem é essa pessoa. Tem coisas que a gente não pode nem deve tentar carregar sozinha!
Deus quer ajudar você a viver com menos ansiedade. Procure a ajuda dele e, aos poucos, ele vai lhe mostrar o caminho.
E, sempre que quiser, estamos aqui para conversar!
Kisses,
Su