Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, L.! De fato, é horrível não se amar do jeito que você é! A primeira coisa que você precisa entender é que autoestima não tem nadinha a ver com o que você enxerga no espelho. Ou seja, o quanto você gosta de si mesma não tem nada a ver com sua aparência. É sério! Por isso, mudar o cabelo ou qualquer outra coisa do visual não resolve. Você pode até ficar feliz por um tempo, mas logo passa e você continua a se achar feia e sem valor.

Aliás, essa história de “conseguir todos os caras que você quer” não é sinal de boa autoestima, e sim, de falta de respeito próprio. Significa que, lá no fundo, você não se dá valor e não se sente digna do respeito dos meninos. Pensa que, se conseguir ficar com quem você quer, aí sim vai se sentir aceita, mas isso com certeza não é verdade!

Para começar a desenvolver uma autoestima saudável, que não tenha nada a ver com a opinião dos outros, você precisa saber que Deus a criou com muito amor. Ele imaginou você e formou cada célula de seu corpo com muito carinho. Ele pensou em cada uma das suas características, tanto físicas como de personalidade. O Deus que criou o Universo se deu o trabalho de pensar em cada detalhe de quem você é. Pense nisso! Seu valor, sua dignidade e seu amor próprio precisam ser totalmente baseados no imenso amor de Deus por você. Enquanto você não entender o quanto é importante para Deus, nunca vai estar satisfeita consigo mesma. Mesmo que você nunca tenha conversado com Deus antes, fale com ele hoje, agora mesmo, e peça para ele mostrar como você é 100% amada, aceita e acolhida por ele. Você é linda porque ele a criou e porque ele ama você.

Quando você entende isso, também deixa de ficar se comparando com os outros. Aliás, a comparação é um veneno que vai matando nosso amor próprio aos poucos. Por favor, pare de olhar para o cabelo, o corpo, as roupas e mesmo a personalidade de outras meninas e pare de imaginar que se você fosse diferente, então seria mais aceita e mais feliz. Isso é tudo ilusão. Seu valor não pode se basear em comparações e nem na opinião de outros, porque essas coisas mudam o tempo todo! E não podem se basear exclusivamente na aparência, porque ela também muda. O que você vai fazer quando aparecer uma espinha no meio da testa e outra na ponta do nariz? O que você vai fazer quando começar a envelhecer? E se aparecerem rugas, celulites e estrias? Quanto antes você entender que seu valor como pessoa não está na beleza do corpo, menos você vai sofrer com essas coisas ao longo da vida.

E, em vez de ficar procurando defeitos no espelho, comece a olhar para tudo o que Deus lhe deu, tanto de aparência como de personalidade. Agradeça por esses presentes. A gratidão tem um jeito incrível de nos deixar mais confiantes e bonitas!

Seu valor, como eu disse, está no fato de você ter sido criada com amor. E, por causa disso, você merece respeito e dignidade. Merece ter um relacionamento sério, de compromisso (e não apenas ficar com este ou aquele garoto para imaginar que é aceita), companheirismo, fidelidade – do tipo que dura para o resto da vida. Não se contente com migalhas quando Deus preparou tanta coisa melhor para sua vida, amiga!

Pense nisso com calma, deixe Deus falar ou se coração. Peça ajuda dele para abandonar esse jogo de comparações e aparências. Eu lhe garanto (falo por experiência própria) que você vai se sentir infinitamente mais satisfeita consigo mesmo e com a vida. Gratidão e valor próprio saudável lhe darão beleza de verdade agora e até quando você for velhinha 🙂

E, sempre que quiser trocar uma ideia, passe aqui. Estamos à disposição!

 

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.