Manter o foco durante as aulas on-line pode ser um verdadeiro desafio, não é mesmo? Mas, cá pra nós, todo esse novo contexto de isolamento também pode ser uma oportunidade para aprender novas formas de estudar e de interagir com os professores e amigos. Usando criatividade e organização, tudo pode se tornar mais fácil e, por que não, divertido! Que tal tomar nota de algumas dicas para aproveitar as aulas on-line ao máximo e manter o boletim no azul? Vamos lá?
Durma bem: Uma das principais condições para aprender qualquer coisa é estar disposta. Por isso, não deixe de priorizar uma boa noite de sono. Deixe a maratona de filmes e séries para o fim de semana. Procure manter tudo arrumado na noite anterior à aula virtual, assim você evita tumultos que tiram a concentração.
De olho no relógio: Se você tem aulas pela manhã, acorde com tempo para tomar café da manhã com calma. Afinal, estudar com fome e sono não dá! Se você estuda no período da tarde, esteja pronta pelo menos 15 minutos antes da aula começar. Assim, dá tempo de seus neurônios ficarem ligadinhos.
Tire o pijama: Pode até ser confortável, mas ficar o dia todo de pijama não é recomendável para quem deseja dar um xô na preguiça ou encher-se de energia para os estudos. Experimente vestir-se como quem vai receber uma visita! Não deixe de usar aquela roupa que você curte — sim, aquela que usava para sair! Tome um banho gostoso, passe perfume, arrume o cabelo, prepare-se para o dia! Você perceberá a diferença que isso faz!
Nada de fugidinhas para beliscar o que tem na geladeira: Comer distrai, e muito! As idas à cozinha podem roubar um tempão e desorganizar sua alimentação. Por isso, respeite os horários das refeições e mantenha-se concentrada quando estiver estudando.
Crie um ambiente confortável, mas não a ponto de querer dormir nele! Estudar na cama ou no sofá com acesso a cobertores e almofadas fofinhas pode gerar o quê? Hu-hum… sono, preguiça e indisposição. Se possível, estude numa mesa apropriada em um lugar tranquilo. No entanto, capriche para deixar o ambiente aconchegante e com a sua cara!
Prefira o uso do computador: Sim, embora o celular seja o nosso queridinho, estudar no computador é mais recomendável, pois permite melhor visualização das apresentações e facilita a digitação, no caso de exercícios escritos.
Seja participativa: Interaja com a turma, faça perguntas aos professores e colabore para que a aula seja rica e produtiva para todos. Certamente, seus amigos vão curtir sua atitude e se sentirão mais à vontade para interagir também. Nem precisa falar que os professores vão amar sua atitude!
Faça as lições e tarefas em dia: Programe um horário para realizar as atividades para casa, e leve-as a sério. Quando finalizá-las, desligue o computador e vá se divertir, porque ninguém é de ferro, né?
Bons estudos, meninas!
Você também vai gostar de ler!
10 dicas para a sobrevivência escolar!
Teste: Você é uma aluna aplicada?
Alcance seus alvos: acredite 100%
Fabrícia Oliveira
Minha primeira formação é Publicidade e Propaganda, fiz seminário bíblico e atuei como team leader (In Ministry Training – IMT Brasil). Sou casada com Cleiton Oliveira, meu grande amor. Gosto de muitas coisas: viajar, praticar esportes (corrida e artes marciais), cozinhar, pintar ou desenhar, customizar qualquer coisa, ler e visitar lugares da cidade de São Paulo.