Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, M.! Essa é uma ótima pergunta! O objetivo da boa disciplina não é simplesmente causar sofrimento quando alguém faz uma coisa errada. É ajudar a pessoa a pensar com calma e buscar mudanças para fazer certo da próxima vez.

Portanto, em minha opinião, a primeira coisa que a gente precisa fazer é reconhecer que errou e pedir para Deus e, se envolveu outras pessoas, pedir perdão para elas também. Não precisa ser nada dramático nem complicado. Só precisa ser sincero. Por exemplo, se eu estiver de castigo porque menti para os meus pais, eu vou orar: “Deus querido, eu peço perdão porque não falei a verdade. Em vez de eu buscar ajuda do Senhor, eu tentei resolver meu problema com mentiras. Sinto muito por isso. Por favor, da próxima vez que eu sentir vontade de mentir, dê-me forças para eu dizer a verdade”. E, então, eu diria para meus pais: “Olha, eu fiz errado em mentir para vocês. A mentira atrapalha nosso relacionamento, pois quebra a confiança. Eu pedi perdão a Deus e agora peço perdão a vocês. Quero ter liberdade de conversar com vocês com bastante sinceridade e peço que vocês me ajudem a fazer isso”.

É muito importante lembrar que ser cristã não é questão de religião (tipo, só dizer palavras corretas ou fazer tudo certinho). Ser cristã é ter um relacionamento bem chegado e pessoal com Deus, conhecê-lo cada vez mais e desenvolver um amor cada vez maior por ele. Isso a gente faz conversando com ele e lendo todas as coisas boas que escreveu para nós na Bíblia.

E, se outra pessoa está de castigo em sua casa, é legal conversar com ela de um jeito bem tranquilo, sem ficar provocando, fazendo gozações ou tentando piorar a situação. Você pode se oferecer para orar com essa pessoa pedindo ajuda de Deus para esse momento e para o futuro e pode dizer que você quer dar apoio e ajudá-la a não cometer o mesmo erro outra vez no futuro. Pense em como você realmente gostaria de ser tratada se estivesse de castigo. Não seria legal ter alguém que oferecesse amizade e compreensão? Agora, se a pessoa quiser ficar na dela, tudo bem. Respeite isso também. O importante é entender que castigo não é rejeição, não é vingança, nem nada disso. É uma disciplina para ajudar a gente a crescer. E Deus gosta muito de nos mostrar como agir nessas situações, então pergunte para ele também 🙂

Até a próxima!

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.