Você tem vontade de falar de Jesus para seus amigos e não sabe por onde começar? Morre de vergonha? Sente obrigação de levar pessoas para a igreja, mas não tem vontade?
Não se desespere! Você pode aprender a compartilhar a boa notícia da salvação de um jeito que alegrará o coração de Deus – e o seu também!
Aqui vão cinco dicas para ajudá-la:
1. Desenvolva seu relacionamento com Deus.
É difícil falar para outros de Deus se não o conhecemos bem. Como qualquer outro relacionamento, a caminhada com ele requer tempo e dedicação. Estude a Bíblia (afinal, ela é tipo uma selfie de Deus!). Cultive a gratidão a Deus e o hábito de falar com ele sobre suas preocupações, dúvidas e medos. Olhe para o mundo ao seu redor e descubra como Deus se revela de milhões de maneiras, em coisas grandes e pequenas. À medida que você se aproximar de Deus, o desejo de falar dele para seus amigos virá de modo natural. É impossível experimentar algo tão incrivelmente legal e não querer dividir com outros!
2. Seja você mesma.
Ninguém precisa de um transplante de personalidade para compartilhar a fé. Expresse seu relacionamento com Deus de formas que tenham a ver com seu jeito e com os talentos que Deus lhe deu. Faça músicas, pinturas, poemas, que falem de sua jornada com Cristo e coloque no Facebook ou num blog. Fotografe paisagens bonitas nas férias, acrescente um versículo e compartilhe com seus amigos. Mande cartões virtuais de Páscoa e Natal com mensagens verdadeiramente cristãs. O limite é sua criatividade, e Deus pode lhe dar uma porção de ideias que sejam a sua cara!
3. Cultive a humildade.
Não somos os donos da verdade. Deus é. Não temos razão de nos considerar superiores às pessoas que não andam com Deus. Jesus as comparou a ovelhas perdidas que ainda precisam ser resgatadas pelo pastor. Portanto, evite dar “chá de Bíblia” nos outros. Devemos falar do pecado apenas como forma de destacar o quanto todos nós precisamos do perdão e da misericórdia que Deus oferece.
4. Procure pontos em comum.
Em vez de desprezar todas as coisas “mundanas”, fique atenta para as verdades que aparecem em lugares inesperados. Preste atenção em músicas, livros, filmes e programas de TV que estão na moda. Peça para Deus lhe mostrar se apontam para ele de algum modo. Um filme que mostre problemas de família, por exemplo, pode ser um pretexto para dizer que Deus nos acolhe na família dele. Um livro que fale de amizade, lealdade e honra serve para falar de como Jesus nos convida para viver essas virtudes com a ajuda dele. E assim por diante.
5. Deixe Deus cuidar dos resultados.
Às vezes, existe pressão para que mostremos resultados (tipo: “Quantas pessoas você levou para a igreja este ano?”). Não se preocupe com isso! Entender e aceitar a salvação que Cristo oferece é um trabalho que o Espírito Santo faz no coração de cada um. Você é testemunha, ou seja, conta o aconteceu – o que você viu e ouviu. O resto é com Deus.
Não force a barra, não empurre folhetos e Bíblias para quem não quiser e não arraste ninguém para a igreja. Deus trabalha de formas surpreendentes, no tempo e do jeito dele.
A oportunidade de falar de Cristo para outros é um privilégio imenso que Deus nos dá de participar do trabalho de salvação que ele realiza na vida das pessoas!
Peça para Deus ajudá-la, dando amor por ele e pelas pessoas que ainda não o conhecem, uma atitude correta e muita criatividade para compartilhar sua fé. E prepare-se, pois ele responde a essas orações de maneiras surpreendentes!