Oi Su, é errado ter um filtro dos sonhos? Tenho uma foto de papel de parede de vários filtros dos sonhos em meu celular, qual o significado? Como uma garota evangélica poderia ter ou usar um desses? G.
Oi. G.! O filtro dos sonhos é associado à cultura e à religião dos nativos norte-americanos. Eles tinham um sistema bem complexo de crenças. Para simplificar, podemos dizer que eles acreditavam que espíritos maus invadiam os sonhos e causavam os pesadelos. O filtro dos sonhos supostamente ‘prendia’ esses espíritos maus que, depois, se dissipavam com a luz do dia.
A gente sabe que não é isso acontece. Embora Deus possa até usar os sonhos de vez em quando para se comunicar conosco, eles não são, fundamentalmente, algo espiritual. Antes, são uma forma que Deus criou para nossa mente lidar com as coisas que vivemos ao longo do dia.
A Bíblia diz que Deus cuida de nós e supre nossas necessidades enquanto dormimos (Salmos 127.2, por exemplo), de modo que não precisamos ter medo de pesadelos. Por mais desagradáveis que sejam, eles não podem nos separar do amor de Deus.
Diante disso, o filtro dos sonhos, com o significado que ele tem na cultura dos nativos norte-americanos, parece uma coisa meio inútil, você não acha?
Em minha opinião, você tem duas opções: (1) pode deixar quieto, pois você não precisa disso. Existem muitos outros enfeites bonitos por aí. Ou (2) pode atribuir um novo significado a um filtro dos sonhos. Por exemplo: você pode colocar um filtro dos sonhos em seu quarto e pendurar nele um cartão que diga: “Deus me guarda enquanto durmo. Ele cuida de todos os sonhos da minha vida”. Ao fazer isso, você mostra que não acredita no sentido original do filtro, mas sim, na verdade a respeito do cuidado de Deus.
Converse com Deus e peça para ele lhe mostrar qual é a melhor opção para você neste momento. Fique esperta, pois ele ouve e atende!
Kisses,
Su