Oi Su! Sou evangélica e tenho uma irmã mais velha. Moramos na mesma casa, mas não nos falamos, pois já faz meses que tivemos uma discussão boba de irmã e não fizemos mais as pazes. Sinto muita falta de conversar com ela. O que fazer? Já tentei me aproximar, mas.. L.
Oi, L.! Sinto muito que você e sua irmã estejam brigadas. De fato, o ideal é sempre tentar fazer as pazes. Se ela não quer falar com você, já pensou em escrever uma carta? Pense no que aconteceu naquela discussão. Existe alguma coisa pela qual você precise pedir perdão? Você foi injusta em algum sentido? Talvez você não tenha dito nada que não fosse verdade, mas tenha gritado com ela, ou usado palavras que não foram legais. Peça para Deus lhe mostrar se foi o caso. Escreva também que você sente falta dela e que gostaria de retomar o relacionamento. Pergunte o que ela acha que seria necessário para isso acontecer. Entregue a carta para ela e deixe Deus cuidar do resto.
E o que seus pais ou adultos responsáveis por vocês dizem dessa situação? Será que não seria o caso de pedir ajuda deles para buscar uma reconciliação?
No fim das contas, o único que pode trabalhar em nosso coração é Deus. Conte para ele tudo o que está acontecendo. Diga como você está se sentindo e peça para ele fazer o que for melhor. Você não pode mudar a atitude de sua irmã, mas pode fazer sua parte e deixar Deus agir. Sei por experiência própria que Deus faz coisas incríveis e inesperadas em nossos relacionamentos, mas é no tempo e do jeito dele, de modo que precisamos ser pacientes e persistentes! Ore sempre pela vida dela, procure demonstrar seu afeto de outras maneiras (fazer uma gentileza, dar um presente, sorrir para ela de vez em quando) e não desista!
Kisses,
Su