Estamos na oitava dica da série Bons hábitos de leitura! A seguir, você encontra os links para acessar os passos que demos até aqui. Na sequência, a dica nº 8. Vamos lá?
Dica nº 4: Entenda a intenção do autor
Dica nº 5: Ache as partes mais importantes do livro
Dica nº 6: Faça marcações rápidas e inteligentes
Dica nº 7: Faça um resumo do livro
Esta série é inspirada em uma sequência de vídeos publicados no Instagram da MC, apresentados por Pedro Pamplona (@pedromcp), pastor, teólogo e youtuber apaixonado por livros. Pedro é apresentador do canal RE:VIEW e é conhecido por publicar vídeos, cursos e conteúdos interessantíssimos voltados a quem deseja ler melhor.
Dica nº 8: Lembre-se do que você leu
É difícil lembrar-se detalhe por detalhe do que há em um livro. Em vez de se frustrar com isso, foque-se em guardar o que é essencial.
Como dar uma força para a memória?
Concentre-se nestes passos. Pergunte-se:
1º Qual é o propósito do autor? Qual é o objetivo, quais são os motivos de ele ter escrito a obra?
2º Qual é a tese? Qual é o problema que este livro pretende resolver? Quais soluções e argumentos o autor apresenta para atingir esse alvo?”
4º Qual conclusão apresenta? A qual resolução chega?
6º Quais são as aplicações? Como posso transformar esse conhecimento em atitudes positivas?
Anote também mais três dicas bônus:
1ª: Faça anotações de trechos que chamam sua atenção: Escrever é um exercício fabuloso para a memória e para o aperfeiçoamento da habilidade comunicativa.
2º Compartilhe: Contar suas impressões e seus aprendizados para alguém certamente criará uma boa lembrança. Afinal, é sempre bom dividir o que curtimos com uma pessoa a quem queremos bem.
3º Prepare algo como aula sobre o tema. Além de divertido, é extremamente útil, pois estimulará seu poder de concisão, ou seja, de resumir e expressar ideias e conclusões.Vale até gravar para ouvir depois.
#PartiuDicaNº9!
No próximo post, daremos dicas de como avaliar um livro. Imperdível!
Você também vai gostar de ler: