Para ver os artigos anteriores da série Bons hábitos de leitura, dê uma olhadinha nos links a seguir: ?
Dica nº 4: Entenda a intenção do autor
Dica nº 5: Ache as partes mais importantes do livro
Esta série é inspirada em uma sequência de vídeos publicados no Instagram da MC, apresentados por Pedro Pamplona (@pedromcp), pastor, teólogo e youtuber apaixonado por livros. Pedro é apresentador do canal RE:VIEW e é conhecido por publicar vídeos, cursos e conteúdos interessantíssimos voltados a quem deseja ler melhor.
Agora, a dica nº 6:
Faça marcações rápidas e inteligentes. Bora?
Você deve estar se perguntando por que marcar [e anotar] é tão importante? Pois bem, vejamos alguns benefícios que essa prática lhe proporcionará:
- Melhor absorção do conteúdo: Você vai memorizar as partes mais importantes com mais facilidade, assim como a ideia geral do livro.
- Criação de resumos ou mapas mentais: As anotações vão auxiliá-la a criar esquemas de memorização quesão muito práticos na hora de recordar-se de um conteúdo. Por exemplo: “Lembro-me que o raciocínio do autor abordou três pontos importantes. Vou anotá-los e fazer um destaque nesta página aqui que tem uma informação que considero fundamental”.
- Dão uma força ao reler o livro: As marcações servirão como guia durante a releitura.Tipo:“Olha, só! Lembro-me das anotações que fiz nesta página. Oh, amei esse trecho! E esse dia foi inesquecível… deixa-me ver o que anotei!”.
- Motivam a usar o livro posteriormente: Seja para fazer um devocional, um estudo, uma leitura em grupo, para compartilhar algo com alguém, enfim, o que for necessário.
Fazer anotações rápidas e inteligentes é um hábito muito eficiente quando o assunto envolve aperfeiçoar a leitura.
Porque chamamos anotações rápidas? Porque incentivamos que elas sejam feitas no próprio livro, para facilitar a consulta posteriormente.
E por que chamamos anotações inteligentes? Porque você não vai escrever qualquer coisa, mas, sim, o que for fundamental. Tcherto? ?
E como fazer?
Sugerimos dois “níveis” de anotações:
1º O dos fundamentos: Propósitos do autor, argumentos, tema central da obra e conclusões.
2º O dos detalhes importantes e / ou pessoais: Anotações, marcações e destaques de palavras, frases ou citações e do que você achou legal, do que mudou em sua vida por causa da leitura.
Formas de fazer anotações:
- Use aspas para marcar frases e parágrafos;
- Sublinhe as palavras, os livros e os autores citados;
- Crie títulos e sinais em locais estratégicos das páginas. As seguintes frases são úteis: “ponto importante”, “tenho dúvida”, “ponto central”. “aplicação”, “?” etc.
Anotou?
No próximo post, contaremos como essas anotações podem ajudar você a fazer bons resumos. Bora desenvolver o hábito da leitura? Vamos lá, arrisque!
Você também vai gostar de ler: