Para ver os artigos anteriores da série Bons hábitos de leitura, dê uma olhadinha nos links abaixo: ?
Dica nº 4: Entenda a intenção do autor
Esta série é inspirada em uma sequência de vídeos publicados no Instagram da MC, apresentados por Pedro Pamplona (@pedromcp), pastor, teólogo e youtuber apaixonado por livros. Pedro é apresentador do canal RE:VIEW e é conhecido por publicar vídeos, cursos e conteúdos interessantíssimos voltados a quem deseja ler melhor.
E vamos à dica nº 5: Ache as partes mais importantes do livro.
Elas são:
- Conclusão do autor: O ponto que ele chegou a partir de sua pesquisa,a tese central da obra.
- Argumentos: Os principais raciocínios que usou para chegar às conclusões.
- Explicação das palavras e dos termos importantes: A explicação de termos e demais expressões utilizadas no texto.
- Respostas dos questionamentos levantados: Quando você fez a sondagem (dica nº 3) e investigou a intenção do autor (dica nº 4), você encontrou os questionamentos que ele destacou. Sabendo disso, você será capaz de encontrar as respostas! ?
- Resumos: Aqueles lugares do texto em que você consegue encontrar ou deduzir claramente a síntese das ideias apresentadas.
- Aplicações para vida: Compreensão do que você deve fazer a partir da proposta do autor. Tipo, as lições para o dia a dia.
Algumas orientações para encontrar essas partes mais importantes:
1) Palavras ou textos em destaque: Muitas vezes, o autor destaca essas partes usando negrito, itálico, um box [um balão, quadradinho ou destaque] ao lado do texto, sublinhado ou simplesmente dizendo: “preste atenção a isto aqui…”.
2) Palavras que se repetem ou estão muito próximas na redação: Você já identificou as palavras mais importantes na sondagem, bem como os problemas e questionamentos apresentados pelo autor. Quando essas palavras e/ou argumentos aparecerem repetidamente ou muito próximos no texto, é sinal de que são importantes.
3) Expressões centrais: São as afirmações de conhecimento do autor, aquilo que ele acredita e quer transmitir para os leitores. O autor vai usar termos como: “defendo que”, “creio que”, “minha visão é”, “concordo que”, “discordo de” etc. Veja também as expressões que apontam para conclusões, como: “portanto”, “concluo que” e “em resumo”.
E que venha a dica nº 6, Brasil!
Na próxima dica, falaremos sobre a importância de fazer anotações. A sequência da série está curiosíssima.
Vem com a gente desenvolver o hábito da leitura! Vamos lá, arrisque!
Você também vai gostar de ler: