Querida G., sua primeira preocupação agora não deve ser recuperar seu celular, mas fazer as pazes com sua mãe e dialogar com ela. Isso que aconteceu é sinal de que sua mãe não confia em você. E, enquanto ela não confiar, essas coisas vão acontecer de novo.
- Não faça nada escondido. Essa é a melhor de perder a confiança de seus pais – e se eles não confiam, criam um monte de regras e não dão liberdade. Quanto mais honesta você for com sua mãe, melhor vai ser para vocês duas.
- Sempre que for conversar, fale com calma, em voz baixa e tom respeitoso. Bater porta, gritar, etc., são sinais de que você ainda é criança – e aí sua mãe vai tratá-la como criança. Procure expressar suas opiniões de um jeito claro e tranquilo. Se não conseguir falar com calma, escreva uma carta. Às vezes é mais fácil se expressar por escrito.
- Escolha o que vale a pena discutir e o que é menos importante. Às vezes, quando você quer conversar com os pais sobre coisas grandes, não consegue porque o relacionamento já está desgastado por causa de coisas menores. Analise sua situação e veja se dá para engolir alguns sapos de vez em quando. Isso não significa que você precisa sempre mudar de opinião. Significa ouvir e tentar entender a opinião de seus pais com o objetivo de melhorar o relacionamento. Uma relação melhor tem mais diálogo. Você abre mão de algumas coisas, mas ganha outras.
- Lembre-se de que honrar os pais é uma instrução clara que Deus deu (Êx 21.12) para vivermos melhor, e não para nos atormentar. Não significa concordar com tudo. Significa, entre outras coisas, expressar suas opiniões com calma e clareza, sem dar piti nem fazer barraco. Também significa respeitar as decisões finais de seus pais, até mesmo aquelas que parecem esquisitas ou injustas.
- Converse muuuuito com Deus sobre essa questão. Ele conhece todos os detalhes de sua situação e pode ajudar vocês a fazerem mudanças para conviver melhor.
- E fique de olhos bem abertos. Talvez demore um pouco e seja difícil de enxergar no começo, mas Deus com certeza vai responder suas orações no tempo e do jeito dele, que são sempre perfeitos!
E, sempre que quiser trocar uma ideia, é só passar aqui. Estamos à disposição!
Kisses,
Su