Pergunta:

Bom, minha outra questão é relacionada a nova igreja. Acho q da última vez q escrevi disse q tentaria ir lá. Mas a verdade é que eu não tenho conseguido ir. Eu tenho uma imensa vontade, acompanho os trabalhos deles pela internet, mas não consigo ir presencialmente. Porque eu não consigo mais lidar com a ideia de começar de novo, sem ter medo e uma crise de ansiedade por isso sabe. Eu penso em ir, mas aí eu fico em pânico. Eu honestamente não consigo traduzir em palavras como eu me sinto. Mas eu fico com um medo extremo, de verdade. Já teve vez que eu fui, mas quando desci do ônibus minhas pernas começaram a tremer e eu voltei pra casa, porque não consegui entrar na igreja. Porque eu me sinto muito deslocada. É horrível estar num ambiente novo, onde todos se conhecem e você não. E eu precisava de verdade de alguém que pudesse me apoiar lá, mas uma pessoa pra me ajudar, alguém que já conhece a igreja sabe. Ai Su, eu tô sempre assumindo a posição de cuidado com as minhas amizades, e só dessa vez eu que precisava de ajuda, mas não sei como conseguir. Não tem nenhuma amiga minha q poderia ir também. Mas de qualquer forma, tudo bem, porque o que eu precisava é que alguém de lá da igreja fizesse amizade comigo, mas eu queria isso antes de ir lá, pra quando eu fosse já me sentisse confortável sabe? Eu sei que isso parece meio mirabolante, mas é o cenário mais confortável pra mim. E eu sei que as pessoas dizem pra sair da nossa zona de conforto, mas eu não acho que é eficaz sempre. Em alguns momentos a gente só precisa de uma ajuda confortável, pra não ter uma crise de ansiedade por estar em um lugar novo. Eu queria muito que Deus me mandasse essa ajuda. Eu não sei o que pensar. Talvez aquela minha amiga voltou a falar comigo como ajuda de Deus, mas eu também não sei, ela tá decidida a voltar pra outra igreja (disse que Deus falou com ela).. Aí enfim, eu não sei de nada mais.. só sei q é extremamente frustrante querer algo, mas não conseguir ir atrás por medo, pânico.. E eu não queria ser assim, mas parece que gastei toda minha pouca coragem da primeira vez que mudei de igreja.. eu nunca fui muito corajosa em relação a questões sociais, sempre fui muito ansiosa socialmente.. e bom, depois da experiência frustrante que tive lá, as coisas ficaram ainda mais difíceis pra eu enfrentar. L.

Resposta da Sú:

Hello de novo, L.! Sinto muito que esteja sendo difícil essa transição para outra igreja. Entendo o que você diz sobre a ansiedade gerada pela ideia de aparecer sozinha em um lugar novo, tentar começar novos relacionamentos, etc. Concordo que é tudo bastante assustador. E também concordo que, às vezes, a gente precisa da ajuda de outros para dar esses passos grandes.

Em minha opinião, há pelo menos duas coisas importantes a fazer. Primeiro, vamos orar para que Deus coloque alguém para acompanhá-la a essa igreja (ou que ele lhe dê coragem de ir sozinha). Segundo, que tal você conversar com aquela professora cristã da faculdade? Eu sei que ela não é sua terapeuta, mas quem sabe ela poderia encaminhar você para um profissional cristão para ajudá-la a lidar com essa ansiedade (aliás, será que não valeria a pena consultar um psiquiatra para avaliar as causas físicas também?).

Tendo em conta todas as suas experiências anteriores em igrejas, essa dificuldade de recomeçar me parece bastante natural. E acho muito certo você ir a uma nova igreja com uma nova mentalidade também. Como você falou, tem momentos em que precisamos ser cuidadas e acolhidas por outros, a fim de receber cura do Senhor para, mais tarde, poder voltar a servir a outros. Infelizmente, muitas vezes a gente começa a servir em um momento em que está precisando ser servido. Isso não dá certo.

Não é egoísmo pensar que você precisa de cuidado antes de ter o que oferecer. Portanto, amiga, não desista de orar por isso, continue assistindo às programações online e pedindo ao Senhor que a ajude e encontrar o caminho. Ele certamente já preparou auxílios para você e irá mostrá-los. Deus sabe melhor do que ninguém quais são suas necessidades. Vamos confiar que ele irá supri-las com generosidade no tempo certo.

Aguente firme aí. E vá me atualizando dessa questão para que eu possa orar por você.

Até a próxima!

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.