Pergunta:

Resposta da Sú:

Oi Su, tudo bem? Bom, eu queria saber o que Jesus quis dizer com deixar tudo e segui-lo. Isso significa que eu não posso ficar acumulando bens, porque uma hora vou ter que deixá-los? Eu também quero saber sobre Paulo. Existem alguns versículos em que ele diz que se tornou pobre, eu também quero ser missionária como ele, tenho que me tornar pobre? Desde já muito obrigada, as respostas que você dá costumam me ajudar! Abraços! D.

Hello, D.! Fico feliz de saber que as respostas têm ajudado você! E gostei demais de sua pergunta. É um assunto no qual eu também penso com frequência.

Acredito que o convite de Jesus para deixarmos tudo e o seguirmos não tem a ver apenas com bens materiais. Significa especialmente deixar de querer fazer as coisas do nosso jeito e ter disposição de seguir a direção de Deus em todas as áreas de nossa vida (o que é mais difícil até do que ser materialmente pobre). Claro que o chamado de Jesus pode incluir abrir mão de muitas coisas, inclusive materiais, mas não obrigatoriamente.

O acúmulo de bens não faz sentido em nenhuma situação, mesmo para aqueles que não pretendem ser missionários, mas existe um meio-termo entre acumular bens e ser extremamente pobre. Tudinho que nós temos é presente de Deus e, portanto, não devemos desprezar os bens materiais, pensando que ser muito pobres agradará mais a Deus. Agora, devemos sempre perguntar para Deus o que fazer com os bens que ele colocou à nossa disposição. Afinal, eles são para nosso uso e para suprir as necessidade de outros também.

Ao longo de toda a Bíblia, a instrução é sempre para compartilharmos com outros, dividirmos para que ninguém ao nosso redor fique sem o necessário. Esse é o verdadeiro espírito missionário, que compartilha tanto as boas-novas da salvação como o alimento, as vestimentas e outros recursos. Você não precisa se tornar pobre para ser missionária. Pode ser, aliás, que Deus lhe dê mais recursos materiais para ajudar outros. Você precisa, sim, estar disposta a dividir os presentes de Deus com outros, mesmo quando for difícil.

Em Filipenses 4.11-13, Paulo conta para nós que aprendeu a viver contente em qualquer situação. Ele fala: “Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura” e termina dizendo: “Tudo posso naquele que me fortalece”. Acho que esse é o segredo: em uma vida de amizade muito profunda com Deus, vamos entendendo o quanto devemos usar para nós mesmos e o quanto devemos dividir com outros. Se tivermos pouco, Deus nos ajudará a ser gratos por esse pouco. Se tivermos muito, Deus nos ajudará a compartilhar esse muito com outros! Deus nos dará forças para fazer aquilo que vai agradar o coração dele e mostrar amor por outras pessoas.

Agradeça a Deus pelas muitas coisas que ele lhe dá todos os dias (eu gosto de anotar pelo menos umas três coisas específicas todos os dias – podem ser pequenas, tipo ‘a camiseta roxa’, ‘escova de dentes’, ‘bolo de chocolate’, rsrs) e peça para ele criar em você cada vez mais a disposição de compartilhar com aqueles que precisam.
Que Deus abençoe muito seu crescimento na jornada com ele!

Kisses,
Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.