Hello, J.! Feliz Ano Novo para você!
Entendo sua dificuldade, e não acho que seu motivo seja bobo. O medo nos impede de fazer uma porção de coisas (mesmo quando são boas e temos vontade). Para começar, pode ser interessante pensarmos juntas sobre o que é um beijo e que lugar ele ocupa em um namoro. O beijo deve ser uma expressão de afeto e, portanto, não tem “jeito certo” ou “jeito errado” de beijar. Além disso, as expressões físicas de carinho devem ser apenas uma parte (aliás, não muito grande) do namoro. O objetivo do namoro é cultivar a amizade, o companheirismo e o conhecimento mútuo. Infelizmente, hoje em dia beijo virou modalidade esportiva (kkk) com análise de desempenho e comparações e competições. Isso é muito triste, pois distorce algo bonito e cria medos que nos impedem de curtir algo bom que Deus nos deu.
Em vez de ficar pensando em “beijos cinematográficos”, que parecem exigir meses de treinamento técnico, comece com um beijo no rosto ou um selinho. Lembre-se: o objetivo é expressar carinho. Diga para seu namorado que, por enquanto, é o que você se sente à vontade para oferecer. Vá devagar, um pouquinho de cada vez. Peça ajuda de Deus para não ficar se cobrando e não ficar pensando em “desempenho”. Repito: não tem beijo certo ou errado.
Aliás, vale lembrar que alguns casais de namorados escolhem não trocar beijos e reservam essa expressão de afeto para depois do casamento. Essa é uma decisão que vocês dois precisam tomar juntos, mas dou esse exemplo só para lhe mostrar que, quando há acordo entre as duas partes, é possível ter um bom namoro sem beijo também.
O mais importante agora é manter um diálogo honesto, em que haja compreensão de ambas as partes. E, algo muito legal que vocês dois podem fazer é conversar com Deus sobre essa questão. Peçam ajuda e direção dele. Foi Deus quem inventou o beijo – ele sabe que você quer usar essa demonstração de afeto e sabe dos seus medos. Peça para ele trabalhar essa questão dentro de você e dentro de seu relacionamento. Confie que ele ouvirá e atenderá do jeito e no tempo dele 🙂
E, sempre que quiser trocar uma ideia, passe aqui. Estamos à disposição!
Kisses,
Su