Pergunta:

Resposta da Sú:

Querida N., sinto muito por você ter que vivenciar uma situação tão difícil. Você é uma mulher adulta, que tem sua própria vida. É hora de você definir limites para sua mãe. De modo gentil, educado e respeitoso, mas muito sincero e claro, diga para sua mãe que você não vai mais aceitar as interferências dela em sua vida. Diga que vocês podem conversar sobre alguns assuntos, mas não sobre outros (por exemplo, sua vida íntima). Explique para ela que isso está lhe fazendo mal e tornado difícil você se relacionar com ela. E, se vocês não moram juntas, diminua o número de encontros e interações com ela, pelo menos por algum tempo, até essa mensagem dos limites ficar bem clara e firme. Sempre que ela começar a falar coisas hostis ou humilhar você, peça licença e vá embora (mude de cômodo ou saia da casa). Afastar-se fisicamente (e não apenas se fingir de surda) é importante para mostrar que ela não deve e não pode dizer o que bem entender para você. Já aviso que será um processo longo e difícil, mas, com o tempo, isso trará muito mais tranquilidade para você e, possivelmente, até um relacionamento melhor com sua mãe. Ela precisa aprender a respeitar você como pessoa adulta. Imponha esse respeito, por mais doloroso que seja para vocês duas. Valerá a pena!

Às vezes, a melhor maneira de honrar os pais é afastar-se deles (pelo menos um pouco e por um tempo).

E, mais importante de tudo, converse muito com Deus sobre essa questão. Ele sabe como essas situações familiares são difíceis e quanto sofrimento elas causam. Ele pode lhe mostrar claramente todas as decisões e posicionamentos que você precisa tomar em relação a sua mãe.

Se você ainda não tem o costume de conversar pessoalmente com Deus, veja aqui: http://depapocomasu.blog.br/deus/2018/01/a-coisa-mais-importante-que-voce-precisa-saber/

E, sempre que quiser trocar uma ideia ou desabafar, estamos à disposição!

Kisses,

Su