Hello, R.! Que bom encontrar você aqui de novo! Estava relendo sua mensagem e pensando em qual seria a melhor maneira de respondê-la. Poderíamos discutir em detalhes todas as questões que você colocou. Acho mais produtivo, porém, conversarmos sobre aquilo que está por trás dessas questões, daquilo que leva você a ter uma visão tão distorcida de si mesma.
Todos nós temos duas identidades. A primeira é a identidade que nós imaginamos – a forma como nós nos vemos e como achamos que outros nos veem. Talvez você pense que conhece a si mesma perfeitamente. E talvez pense que sabe exatamente como os outros a enxergam. A verdade, porém, é que somos meio “cegas”. Temos ideias erradas a respeito de nós mesmas, olhamos para nós mesmas por uma lente embaçada por várias coisas. E concluímos que outros também nós enxergam por essa lente e pensam da gente o mesmo que nós pensamos de nós mesmas. Se nos consideramos problemáticas, inadequadas, sujas, feias, etc., achamos que todos também pensam isso de nós.
A segunda identidade é aquela que corresponde à realidade – e quem nós somos de verdade. A única pessoa que nos conhece perfeitamente, sem distorções, é Deus. Ele nos criou, ele nos formou, ele enxerga os lugares mais profundos de nossa mente e de nosso coração. Ele sabe de tudo o que pensamos, sentimos, fazemos. E ele nos ama, nos aceita e nos acolhe incondicionalmente. Quando pensamos em quem nós somos, portanto, não podemos nos basear em nossos sentimentos e em nossas ideias a respeito de nós mesmas. Também não podemos nos basear naquilo que achamos que outros pensam de nós. E, por último, não podemos nos basear naquilo que algumas pessoas dizem a nosso respeito (pois elas também não enxergam nossa verdadeira identidade). Ainda que alguém tenha lhe dito tudo isso que você pensa sobre si mesma, não corresponde à realidade.
O que fazer, então? Você precisa descobrir, assimilar e se apropriar daquilo que Deus diz sobre você, daquilo que ele mostra que é sua verdadeira identidade. Enquanto você não fizer isso, vai lidar sempre com esses mesmos dilemas, pois em maior ou menor grau, eles são resultado dessa distorção de sua visão de si mesma.
Meu conselho, portanto, é que você dedique tempo a ler o que Deus lhe diz sobre você, a entender quem ele é, o que ele faz para demonstrar o amor dele por você e o quanto ele ama você, não importa o que você tenha feito ou deixado de fazer.
Aqui vai uma lista de bilhetinhos de Deus para você saborear com calma:
Jeremias 29.11
1João 3.1
Efésios 1.4-5
Efésios 2.10
2Coríntios 5.17
Salmo 139.1-18
Gálatas 4.6-7
Colossenses 2.13-14
1Tessalonicenses 5.5
Romanos 8
Além de se aprofundar nesse conhecimento de sua identidade em Cristo, pode ser de grande ajuda você conversar com um profissional especializado para tratar de alguns desses dilemas que você está enfrentando. Gostaria de recomendar fortemente que você procure um psicólogo, de preferência cristão, para ajudá-la em sua jornada. Eu fui imensamente beneficiada pela ajuda de terapeutas nessa construção de uma identidade saudável, como Deus me vê, e posso lhe dizer que vale o esforço!
Pense nisso e, sempre que quiser conversar, estamos à disposição!
Kisses,
Su