Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, A.! Para começar, vamos deixar claro que masturbação não é melhor nem pior que outras coisas que fogem do roteiro de Deus para nós – não é pior que mentir, colar numa prova, cobiçar o carro do vizinho, e por aí afora. A gente precisa parar com essa história de que alguns pecados são mais “sujos” do que outros e nos afastam mais de Deus do que outros. Quando Cristo morreu por você na cruz, o sacrifício dele foi suficiente para limpar você de todos os seus pecados, mesmo que eles se repitam um “zilhão” de vezes. A misericórdia, o amor e a graça de Deus são muuuuito maiores que qualquer coisa que a gente faça. E, Deus nunca vai amar você mais (nem menos) do que ele ama hoje. Pense nisso: mesmo que você tivesse o vício da masturbação (ou de qualquer outra coisa) até o fim da vida, Deus continuaria a amar você como se você fosse absolutamente perfeito!

E, quando a gente comete algum pecado, não deve se afastar de Deus (deixar de ir à igreja, deixar de orar, etc.), mas sim, se aproximar dele ainda mais. Se todos os cristãos imperfeitos deixassem de ir à igreja, não sobraria uma pessoinha sequer em igreja nenhuma! Rsrs.

Portanto, a primeira coisa importante sobre ser um cristão de verdade é reconhecer diante de Deus que você não tem forças para “ser bom” ou “fazer a coisa certa” ou “deixar de pecar”. Deus nos deu as instruções na Bíblia para a gente depender dele, e não para a gente tentar obedecer com nossas próprias forças. Quando vierem esses pensamentos de que você é sujo ou algo parecido, corra para Deus e peça graça e misericórdia. Elas estão disponíveis para você!

Segundo, faz parte da caminhada cristã buscarmos (com ajuda de Deus) a liberdade em Cristo. Libertar-se de um vício, qualquer que seja, é um longo processo, e não algo que você declara ou promete e ponto final. Em minha opinião, seria bem legal se você pudesse contar com o apoio de um terapeuta, psicólogo ou conselheiro cristão para ajudar você a desenvolver estratégias para ter um convívio mais saudável com a sexualidade que Deus lhe deu. Fale com Deus e peça para ele colocar alguém em sua vida para ajudá-lo nessa questão. Um exemplo bem bacana é o grupo “Celebrando a Recuperação”, que tem encontros em várias cidades e um site cheio de informações. Dê uma espiada aqui: http://www.celebrandoarecuperacaosp.com.br/

Além disso, aqui mesmo no blog você vai encontrar um artigo sobre masturbação que traz sugestões práticas para quebrar esse hábito: https://www.faithgirlz.com.br/index.php/seis-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-masturbacao/

E, se tiver mais dúvidas ou quiser continuar a conversa sobre como ser um cristão de verdade, é só aparecer aqui!

Kisses,
Su