Pergunta:

Resposta da Sú:

Querida D., quando somos magoadas pelo pecado que existe dentro de outros, é natural fazermos essa pergunta. Você está certíssima: o ser humano é cruel e egoísta!

A verdade é que ninguém é naturalmente bom. Ninguém é capaz de amar a Deus e ao próximo. Todos nós nascemos com o pecado dentro de nós, somos inimigos de Deus e de nosso próximo. De forma natural e inerente, não existe nenhum bem dentro de nenhum de nós. E isso tudo inclui você e eu! A Bíblia fala disso em centenas de passagens. Veja, por exemplo, João 3.20, Romanos 3.23, Salmos 51.5.

Essa é nossa identidade sem Cristo. Agora, uma vez que Deus nos escolhe e nos chama, inicia-se um processo de mudança, em que a presença do Espírito Santo dentro de nós vai trabalhando em nosso coração de modo que possamos cumprir o mandamento de amar a Deus e ao próximo. A palavra importante aqui é “processo”, pois a santificação leva tempo e só vai se completar no céu.

Das pessoas que não têm Deus, não devemos esperar nada de bom, pois elas são escravas do pecado. Das pessoas que foram salvas por Cristo, devemos esperar tudo de bom, pois elas têm o Espírito Santo dentro de si. MAS, é fundamental entendermos que apesar de nossas expectativas deverem ser elevadas em relação a outros cristãos, também temos de estar preparadas para imensas frustrações, pois embora todo cristão verdadeiro seja nova criatura em Cristo, ainda existe pecado dentro dele. Isso significa que outros cristãos podem (e vão) nos magoar. E significa que nós vamos magoar outros também. Não estamos isentas disso. No entanto, quando vierem essas mágoas e frustrações, nós temos para quem correr. Como você disse, o amor de Deus é grande. E, quando entendemos o quanto ele perdoou em nós, ele nos ajuda a perdoar outros. Quando entendemos que ainda temos pecado dentro de nós e podemos ferir outros, isso nos ajuda a ter compaixão de um irmão em Cristo que nos feriu. Esse é o caminho: olhar para a grandeza, o amor e a bondade de Deus, confiando que ele está trabalhando em cada um de seus filhos para torná-lo mais semelhante a Cristo e nos aperfeiçoar para o dia em que o veremos face a face. Enquanto esse dia não chega, recebemos socorro dele para lidar com a maldade de outros e com nossas próprias fraquezas!

Paz de Cristo para você : )

 

Kisses,

Su

 

P.S.: Ah, aproveite para ler nossa mensagem de Natal aqui:

http://depapocomasu.blog.br/deus/2018/12/a-luz-da-reconciliacao/