Pergunta:

Ah Su, como eu disse na pergunta anterior eu estou muito feliz, mas eu confesso que quero desabafar um pouco. Bom, o motivo de eu ter mudado de igreja é uma história bem longa. Mas em resumo, eu tive decepções muito fortes na igreja que eu saí. Decepções envolvendo o pastor atual, e envolvendo pessoas que eu considerava minhas amigas e que viviam aqui na minha casa Eu confesso que no momento eu ainda estou ferida, embora eu não sinta quase nada sobre isso. Mas é que foi muito difícil pra mim o que aconteceu. O que mais me machucou foi ver todo o trabalho que eu fazia na mídia da igreja ser desprezado por essas pessoas e ver que nada do que eu fazia tinha valor, sabe? Eu não sei se eu já comentei, mas o pastor me tirou da mídia, sem mais nem menos, apenas pra colocar pessoas que ele gostava mais no meu lugar. Então aos poucos eu me senti tão desvalorizada que foi se tornando difícil de estar lá. Eu também perdi “amizades” que eu acreditava que eram próximas, mas na verdade eram só pessoas falsas que criticavam meu trabalho o tempo todo e não viam a hora de entrar no meu lugar. E aí eu acabei ficando sozinha na igreja. Era muito dolorido entrar, sentar e estar sozinha.
E o processo de mudar de igreja, eu confesso que não foi nada fácil. Pra falar a verdade, eu acho que eu fiquei quase 3 meses em casa, sem ir em nenhuma igreja. Foi muito dolorido pra mim, meu coração doía de saudades de estar numa igreja. Até que graças a Deus eu tive coragem de visitar uma igreja quadrangular aqui perto de casa, a igreja que eu falei na outra pergunta que eu mandei. Sabe, agora eu sinto que eu vou ficar bem.
Mas sabe que eu sumi 3 meses e ninguém nem perguntou se eu estava bem? Não me mandaram mensagem nem nada. E isso ficou na minha cabeça. Eu ia em todos os cultos, ia em escola bíblica dominical. Mas, mesmo tendo sumindo ninguém perguntou como eu estava. Nem mesmo esse pastor atual. Isso me feriu. É que sei lá, acho que teria sido legal o pastor procurar saber o que estava acontecendo comigo, afinal ele é o pastor. Mas ele não mandou nem uma mensagem. Enfim, isso me machucou um pouco, ver que eu sumi e ninguém ligou, mas pelo menos eu encontrei um novo lugar pra mim. L.

Resposta da Sú:

Hello, L.! Eu lembro que você comentou sobre essas questões na igreja anterior. É triste quando o Corpo de Cristo age dessa forma. Sem dúvida, trabalhar na igreja, servir a outros, usar nossos dons e aptidões são coisas muito importantes. Mas, a prioridade é que a igreja seja um lugar de aprendizado da Bíblia, de adoração e comunhão. Quando serviços e relacionamentos conflitantes começam a dificultar essa prioridade, é hora de reavaliar as coisas mesmo.

É muito natural que você esteja se sentindo chateada com tudo o que aconteceu e com a aparente falta de interesse das pessoas, especialmente da liderança. Em minha opinião, seria válido você enviar uma mensagem para o pastor e, sem entrar em muitos detalhes, apenas dizer que algumas situações tornaram difícil você continuar onde está e, portanto, que você decidiu procurar outra comunidade. Expressar esses sentimentos para as pessoas certas pode ajudar você a perdoar e seguir em frente. Agora, se você acha que só vai complicar mais as coisas e causar novos conflitos e mágoas, talvez seja melhor ficar na sua. Ore sobre isso e peça para Deus mostrar claramente.

Seja paciente e compassiva consigo mesma em relação a esses sentimentos negativos. Evite ficar remoendo o que aconteceu e alimentando as mágoas, mas quando vierem os sentimentos e pensamentos a esse respeito, apresente-os para Deus e para ele tratar deles. Peça, também, para ele ajudar você a perdoar essas pessoas que se mostraram tão insensíveis e indiferentes. Não é algo fácil, mas Deus é o maior interessado em nos fortalecer e nos capacitar para isso. E descanse no amor e no acolhimento dele 🙂

Paz de Cristo, e até a próxima!

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.