Adoração e Louvor

Especial: Disciplinas espirituais

Você sabe a diferença entre adoração e louvor? Essas duas palavras são parecidas no seu significado, porém é importante saber no que diferem. Vamos lá:

  • A adoração significa devoção, amor profundo e respeitoso.
  • O louvor significa exaltação, elogio e glorificação.

Notou a diferença? Para nós, cristãos, louvar é enaltecer a Deus através da música, de palavras de honra, prestígio e gratidão. Já a adoração se refere a uma vida de devoção e compromisso com Deus e, por mais que envolva elementos de louvor, está associada à nossa submissão e dependência Dele.

No relato bíblico em que Jesus conversa com uma mulher samaritana, ele afirma que não importava o lugar onde a adoração era realizada, mas sim a forma como as pessoas adoravam: “Mas está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. O Pai procura pessoas que o adorem desse modo” (Jo 4.23, NVT). Assim Jesus mostrou que a verdadeira adoração era o relacionamento sincero entre o Pai e seus filhos.

A adoração e o louvor fazem parte das disciplinas espirituais da vida cristã. À medida que as praticamos, desenvolvemos maturidade espiritual. É importante destacar que o louvor e a adoração exaltam a soberania divina, portanto, quando os praticamos, não focamos em nós, e sim no Senhor. Até mesmo porque a principal função da criação é louvar o Criador

Deus criou os céus, a terra e tudo o que nela há. Ele nos amou primeiro, incondicionalmente, e mandou Jesus para nos trazer a salvação, por isso é digno de todo nosso culto, admiração, reverência, afeto, carinho e fidelidade. Imagine o quanto Ele fica feliz quando praticamos essas duas formas de declarar todo o nosso amor por Ele?

Reconhecer e expressar o quanto nosso Eterno Herói é grande é algo precioso, é algo que nos transforma. Desafie-se a preencher um tempo de qualidade com essa disciplina recompensadora e fantástica!

Continue conectada aqui no FaithGirlz e saiba mais sobre as “Disciplinas espirituais”.  

Você também vai gostar de ler!

Orar nos conecta a Deus

5 verdades maravilhosas sobre o louvor a Deus

Muito mais que um super-herói

Mente aberta para novas e maravilhosas ideias

Fabrícia Oliveira

Minha primeira formação é Publicidade e Propaganda, fiz seminário bíblico e atuei como team leader (In Ministry Training – IMT Brasil). Sou casada com Cleiton Oliveira, meu grande amor. Gosto de muitas coisas: viajar, praticar esportes (corrida e artes marciais), cozinhar, pintar ou desenhar, customizar qualquer coisa, ler e visitar lugares da cidade de São Paulo.