Hello, I.! Imagino sua surpresa. De fato, essa é uma situação muito delicada. Em minha opinião, por mais estranho e difícil que pareça, é melhor você tentar conversar claramente sobre o assunto. Você pode começar dizendo o quanto ele é importante para você, o quanto você valoriza essa amizade e deseja que ela cresça e se desenvolva. Se for o caso, diga que, embora não tenha sentimentos românticos por ele, se preocupa com o bem dele e deseja que ele faça parte de sua vida como amigo.
É difícil prever a reação dele. Talvez ele até negue que esteja apaixonado por você e diga que é coisa da sua cabeça. Ou talvez ele feche o tempo ou diga que está tudo bem/normal entre vocês e que esse distanciamento é impressão sua. Não importa. Qualquer que seja a reação dele, deixe claro que ele ocupa um lugar de amigo de em seu coração e que você gostaria que continuasse assim. A partir disso, a decisão é dele. Se lhe parecer difícil demais ter essa conversa pessoalmente, escreva uma carta. Pode parecer meio antiquado, mas às vezes é uma ótima forma de (re)começar um diálogo.
Antes de tudo, porém, converse bastante com Deus. Peça para ele lhe dar as palavras certas e para ele preparar o coração de seu amigo. Deus entende tudo de relacionamentos e gosta muito de nos ajudar nessas “saias justas”. Confie nisso! E, se você ainda não costuma falar com Deus, essa é uma ótima ocasião para começar. Veja mais sobre isso neste post: http://depapocomasu.blog.br/deus/2018/01/a-coisa-mais-importante-que-voce-precisa-saber/
E, sempre que quiser trocar uma ideia, é só passar aqui. Estamos à disposição!
Kisses,
Su
Aproveite para ler este post que fala sobre ficar na friend zone:
http://depapocomasu.blog.br/relacionamentos/2018/05/a-friend-zone-tambem-e-legal/