Hello, S.! É difícil mesmo lidar com as críticas dos pais! Aqui vão algumas ideias para melhorar seu convívio e relacionamento com eles.
Primeiro, peça uma “reunião de família” e diga que você quer conversar com eles. Se vocês não tem costume de fazer reunião de família em sua casa, pode ser uma boa oportunidade para começar. Quando vocês se reunirem, com muita calma e com todo respeito, conte para eles como você está se sentindo com essa questão. Fale apenas de seus sentimentos e impressões, sem acusar e sem reclamar, apenas relatando. Evite usar palavras como “sempre, nunca, nada, tudo”. Elas não ajudam na comunicação e, muitas vezes, servem só para gerar mais conflito. Evite, também, frases que comecem com “vocês fazem, vocês dizem…”, etc. Prefira algo do tipo: “Olha, eu sei que vocês me amam e por isso quero ser bem sincera sobre como estou me sentindo. Minha impressão é de que vocês pegam no meu pé, algumas vezes sem razão. Também tenho a sensação de que vocês me criticam bastante e sinto falta de um elogio, de uma palavra positiva. Essa situação está me deixando chateada, triste e desanimada. Eu tento ficar quieta, mas às vezes acabo explodindo e faço coisas que não devo. Acho que a gente precisa tentar definir algumas formas práticas de se comunicar e se relacionar melhor”. Depois que você falar, ouça o que eles têm a dizer. Preste atenção e pense com calma sobre o que eles vão falar. Será que algumas das reclamações deles têm razão? Será que existem algumas áreas nas quais você precisa pedir ajuda de Deus para melhorar? Esteja aberta para essa possibilidade. Mas seja sincera também com eles sobre coisas que você acha que eles precisam fazer diferente. Antes dessa reunião, converse bastante com Deus. Peça para ele dirigir a conversa e dar a atitude e as palavras certas para você e seus pais. E saiba que Deus está muito interessado em mudar para melhor as coisas na sua família. Ele pode dar sabedoria e paciência para você nessa situação difícil!
Se, por acaso, você achar que vai ser muito difícil explicar seus sentimentos e suas impressões com calma, se você acha que vai acabar brigando se falar pessoalmente, então comece escrevendo uma carta ou gravando uma mensagem para seus pais. As sugestões são mesmas: falar com calma e respeito, sem acusar e sem usar termos que gerem mais briga. Esse pode ser o começo de um diálogo melhor entre vocês. Busque ajuda de Deus e confie que ele pode mostrar soluções!
E, sempre que quiser conversar, estamos aqui!
Kisses,
Su