Pergunta:

Oi Su… é o seguinte, tenho 2 melhores amigas há vários anos, sempre fomos muito unidas, aprendi as melhores coisas da vida com ela.. só que no início do ano ela tava tendo atitudes que me incomodava, estávamos afastando um pouco (somos um quarteto, só que as mais próximas somos eu, V e E) ai eu fui falar com a V, reclamei que estávamos afastando e parecia que nenhuma de nós estávamos nos importando com isso, aí beleza, não me deu ouvidos… até que saímos um dia com uma amiga nossa que estava na cidade, e parecia que estávamos ali só por causa da menina, ela tava distante e eu também. No dia seguinte, eu fui reclamar com ela pelo wpp, falei que tava me incomodando as atitudes que ela tava tendo, e que se fosse daquela maneira, eu iria afastar, que gostava mt dela mas não iria alimentar uma amizade tão massa sendo empurrada de qualquer jeito, eu já tava chateada e com raiva, aí ela respondeu dizendo que tava de saco cheio de eu chegar toda semana pra ela dizendo um defeito, que eu tava desmerecendo a amizade dela e etc, eu a bloqueei, e nunca mais nos falamos durante uns 2 meses. Aí vai rolar uma festa da escola dela, e eu vou, e ela foi me vender o ingresso na minha escola, qnd ela chegou, parecia que nunca tivéssemos sido amigas, sabe? Ela me cumprimentou, me vendeu e saiu.. desde então, nos vemos na rua e damos um oi básico uma p outra e fica nisso mesmo.. o que me deixa triste é ver que acostumamos com a ausência da outra, entende? Tipo, se fosse antes, nós estaríamos brigadas e nem olharíamos uma na cara da outra pelo fato de estar magoada, agora não, agora a gente se vê e da oi, como se nunca tivéssemos nos conhecido… e nesse meio tempo que ficamos sem nos falar, falaram pra ela que falei mal dela, contei segredos dela pra outras pessoas e vice versa, fiquei mt chateada também porque ela ficou amiga de uma menina que sempre falava mal, e a menina tbm falava mal dela (já tinham sido amigas e tinham brigado) dai eu acabei afastando dessa outra menina tbm, por achar a atitude das duas bem feia. E é isso, agora eu to aqui sozinha, só converso com uma delas (do quarteto) e elas continuaram a vida sem mim.. saem normalmente, se divertem e não me chamam pra esclarecer as coisas.. na mesma hora que sinto saudades da V, eu sinto raiva por ela ter feito o que fez, se fosse antes eu teria ido atras pra tentar resolver, só que eu sempre fiz isso, elas nunca moveram nada por mim, queria que sentissem minha falta, porque da mesma forma que tenho o telefone dela, ela tem o meu… não queria jogar fora uma amizade que marcou minha vida, e desde então sou mt infeliz, choro sempre lembrando dela… tá difícil pra mim! Não sei o que fazer!!! B.

Resposta da Sú:

Querida B., imagino o quanto essa situação esteja deixando você triste. De fato, amizades são preciosas, e vale a pena tentar mantê-las. Mas, precisamos considerar algumas coisas.

Para começar, todo relacionamento envolve reciprocidade, sinceridade e disposição de ambas as partes de fazer mudanças. É natural que você esteja chateada porque isso parece não estar acontecendo nessa amizade. Em minha opinião, valeria a pena tentar novamente conversar com calma e pessoalmente com essa amiga. Não faça reclamações por Whatsapp. Fale cara a cara, de um jeito tranquilo, apenas expressando seus sentimentos e impressões, sem acusar e sem julgar. Por exemplo, você pode dizer: “Olha, eu valorizo muito nossa amizade e estou triste porque as coisas mudaram tanto entre nós. Minha impressão é de que talvez nosso relacionamento não seja tão importante para você, e isso me deixa bem chateada. Em sua opinião, o que a gente poderia fazer para tentar retomar e melhorar nosso relacionamento e crescer juntas como amigas?”. Quando a gente fala dessa forma, às vezes a pessoa fica mais disposta a ouvir. Também é importante evitar palavras como “tudo, nada, nunca, sempre” e frases que comecem com “você fez, você disse”, etc. A ideia é expressar o que está no seu coração e mostrar que você gostaria de não jogar fora essa amizade.

Também é importante ouvir com atenção o que a outra pessoa tem a dizer. Se você se expressar com calma, exista maior possibilidade de que a outra pessoa também consiga ser mais sincera e menos hostil. E, mesmo que ela critique ou agrida, procure ouvir o que está por trás e consulte seu coração para ver se tem alguma verdade no que ela diz. Mesmo que a outra pessoa esteja errada em uma porção de coisas, às vezes também precisamos reconhecer se nós falhamos e, se percebermos que sim, precisamos pedir perdão.

Agora, se depois de uma conversa dessas você notar que as coisas não mudam, que você continua a ser a única a se esforçar para as coisas darem certo e se só você reconhece seus erros, aí é hora de deixar quieto. Mas, pelo menos, você vai ter a consciência tranquila, pois fez tudo o que podia.

E, quer você resolva ter essa conversa e tentar retomar esse relacionamento ou não, em minha opinião seria muito bom e muito saudável você se abrir para novas amizades. Ao longo da vida, os relacionamentos mudam mesmo. Pessoas que eram super chegadas alguns anos antes vão se afastando e não tem muita coisa que a gente possa fazer. Ao mesmo tempo, Deus vai colocando novas pessoas em nossa vida.

Olhe ao seu redor. Será que não tem alguma outra menina que também está sozinha e que poderia se beneficiar da sua companhia? Peça para Deus lhe mostrar.

Deus gosta demais de nos ajudar nessa questão. Ele nos criou para nos relacionarmos e sabe o quanto isso é importante para nós. Confie que ele vai suprir todas as suas necessidade nessa área também e peça para ele lhe dar disposição de oferecer sua amizade a alguém que esteja precisando. E fique atenta, pois Deus responde de maneiras surpreendentes!

E, sempre que quiser trocar uma ideia, é só passar aqui. Estamos à disposição!

 

Kisses,

Su