Oi Su! Eu e minha tia estamos pintando meu quarto de rosa como eu sempre quis, mas eu lembrei que a muito tempo quando eu era mais nova prometi a Deus que se Ele me desse um quarto rosa eu subiria e desceria 10 vezes a escada da casa da vovó de joelhos. Ainda devo cumprir essa promessa? Tenho lido na Bíblia que a gente tem sempre que cumprir nossas promessas, mas essa é bem antiga e sem noção. Mas acho que Deus quer que eu faça isso por causa dos versículos sobre cumprir promessas que eu tenho lido mas não tenho certeza. O que devo fazer?? S.
Hello, S.! Eu gostei muito de sua pergunta e agradeço a Deus porque ele deu para você um coração preocupado em fazer o que é certo. Estava pensando nessa questão de votos/promessas e em como a Bíblia trata desse assunto. A maioria dos exemplos de votos está no Antigo Testamento, no velho sistema da lei de Moisés para os israelitas. Dentro desse sistema, os votos geralmente não eram uma negociação com Deus (do tipo, “se o Senhor me der isso, eu faço aquilo”). Eram, sim, uma forma de dedicar algo a Deus em sinal de adoração e gratidão. A Bíblia também traz exemplos de pessoas que fizeram votos meio sem noção e até completamente absurdos, que causaram problemas imensos.
No Novo Testamento, no contexto da graça de Cristo, o voto também aparece como sinal de dedicação a Deus e gratidão, e não como forma de obter algo que desejamos.
Portanto, minha sugestão para você é a seguinte: para expressar gratidão a Deus pelo quarto rosa maravilhoso que ele lhe deu, que tal fazer algo um pouco mais produtivo do que subir escadas de joelhos? Algumas ideias para você pensar: (1) usar sua mesada para comprar alimentos para uma família necessitada, (2) escolher alguns itens do seu guarda-roupa e doá-los para uma organização assistencial, (3) oferecer-se para realizar um trabalho voluntário em sua igreja ou numa ONG, (4) realizar em sua casa uma tarefa que não faça parte da rotina (tipo, arrumar o ‘quartinho da bagunça’ ou limpar o jardim), (5) oferecer um lanche da tarde para uma ou mais meninas que ninguém convida para festas e deixar que elas também curtam seu quarto rosa ☺
Eu tenho certeza de que Deus lhe dará uma boa ideia para cumprir essa promessa de uma forma bem legal. E, no futuro, lembre-se de que não precisamos prometer nada para Deus quando lhe pedimos algo. Só precisamos expressar nosso desejo e pedir que ele faça a vontade dele. E, se ele nos der um presente especial, podemos demonstrar nossa gratidão fazendo alguma coisa igualmente especial, para alegrar o coração dele e fazer o bem a outras pessoas!
Kisses,
Su