Oi! Sou evangélica e namoro um rapaz não cristão escondido dos meus pais. Eu gosto muito dele, mas muitas vezes sinto que o nosso relacionamento faz eu me afastar da presença de Deus. Muitas vezes já pensei em terminar o relacionamento, mas algo dentro de mim me diz para orar para que ele se converta. Por favor, Su, me ajude. Sinceramente, já não sei o que fazer. O que devo fazer? D.
Querida D., acho que, lá no fundo, você sabe o que fazer, sim. Existem pelo menos três motivos para você repensar esse namoro:
1 – O mais importante: mesmo que ele não esteja afastando você de Deus, também não está aproximando você dele. Dá para perceber que você tem uma preocupação com sua vida com Deus e gostaria que seu namorado compartilhasse de sua fé. Se isso não está acontecendo, o relacionamento fica um tanto incompleto, concorda?
2 – Você está fazendo algo escondido de seus pais. Se ainda mora com eles, é uma questão bem complicada, pois enquanto você não tem independência em outras áreas da vida, precisa prestar contas de várias coisas para seus pais. Se eles descobrirem, certamente trará tristeza para dentro de sua família e fará com que seus pais percam a confiança em você. E, quando os pais não confiam em nós, a tendência é se tornarem mais rígidos e nos darem menos liberdade. Deu para entender por que essa situação não é bom negócio para ninguém?
3 – E, por fim, você pode muito bem orar pela conversão desse garoto sem continuar a namorá-lo. Namoro nunca deve ser usado como instrumento de evangelismo. Geralmente não dá certo e torna as coisas confusas. Para saber mais sobre essa questão, aqui mesmo no “Pergunte à Su”, procure a pergunta: “Eu gosto de um garoto que não é evangélico (mas que já foi), e ele diz que vai voltar para a igreja pra poder ficar comigo. O que devo fazer?”. Sei que não é exatamente seu caso, mas as questões que comento ali tem tudo a ver com sua situação.
Converse bastante com Deus sobre esse assunto e peça para ele lhe dar direção clara, forças e coragem para fazer o que vai agradá-lo. Por mais doloroso que seja terminar esse relacionamento, é bem possível que, no fim das contas, você se sinta mais livre e feliz, pois não estará escondendo nada de ninguém e poderá experimentar crescimento em sua caminhada com Deus.
Kisses,
Su