Pergunta:

Resposta da Sú:

Olá Su. Descobri que você é vegetariana e gostaria de saber os motivos . Como você consegue? Eu também tenho vontade ser vegetariana ou ovolactovegetariana, pois me dá dó dos animais e por que é mais saudável. Mas eu gosto muito de carne e minha mãe não me apoia. Ela disse que Deus deixou a carne para nós comermos. Mas eu sei a carne só foi permitida no dilúvio e era para comermos apenas vegetais. L.

Oi, L.! Gostei da sua pergunta! Sabe que eu me tornei vegetariana meio por acidente. Alguns anos atrás, eu tive um transtorno alimentar e não consegui mais comer carne. Agora que eu estou bem, descobri que não sinto falta, de modo que não incorporei mais a carne a meu cardápio. Mas, se você quiser deixar a carne de lado, é preciso colocar outros alimentos no lugar para evitar deficiências nutricionais. Eu como ovo e laticínios e também leguminosas (tipo lentilha, soja, grão-de-bico, feijão), nozes e castanhas praticamente todos os dias.

E concordo com você que essa é uma dieta mais saudável, que evita desperdícios e morte desnecessária. Aliás, não existe uma instrução bíblica específica para não comer carne. Mas estudando tanto o Antigo Testamento como o Novo Testamento, a gente vê que a ideia era (1) não desperdiçar nem desvalorizar a vida e (2) não criar problemas com outros por causa da comida.
(1) Quanto ao desperdício, pense comigo: um animal perdeu a vida para alimentar você. Isso não é pouca coisa! Uma forma de valorizar esse fato é comer carne só em ocasiões especiais, sem exageros e compartilhando com seus amigos e com pessoas que não têm alimento (era isso que o pessoal fazia no Antigo Testamento).

(2) Alguns cristãos do Novo Testamento eram vegetarianos para evitar as carnes que eram oferecidas a ídolos em templos pagãos e depois vendidas no mercado. Os “cristãos carnívoros” deviam ter consideração pelos “cristãos vegetarianos” na hora de comprar e comer carne. Para entender melhor essa situação, leia 1Coríntios 8. O versículo 8 é particularmente interessante.
E, sua mãe tem razão: Deus criou todos os alimentos na natureza (salgadinhos e refrigerante não contam, rsrs) para serem recebidos com gratidão. Isso não significa que você precisa comer absolutamente de tudo. Tem gente que gosta de carne, mas não curte jiló. Nada de errado com isso.

Portanto, se sua mãe não a proibir, quem sabe você pode fazer uma experiência de ficar sem carne por uns tempos (complementando com os outros alimentos proteicos, é claro) e ver como você se sente. Que tal? Depois me conte como foi sua experiência!

Kisses,
Su