Querida E., muito legal sua preocupação em agradar a Deus. Antes de falar do dízimo, eu queria conversar com você sobre Lei e Graça. No Antigo Testamento, Deus definiu a Lei, cheia de instruções que serviam para ajudar seu povo a se relacionar com ele. A Lei era uma medida temporária, até a vinda de Cristo (veja Gálatas 3 e comentários bíblicos a respeito dessa passagem).
Uma vez que Cristo veio e cumpriu todos os requisitos da Lei (Romanos 10.4), passamos a viver inteiramente debaixo do regime da Graça. Isso significa que tudo o que fazemos para Deus é por amor e gratidão a ele e sempre com a ajuda dele. O amor de Deus por nós e nossa salvação em Cristo não dependem de maneira alguma daquilo que fazemos ou deixamos de fazer.
E o que isso tem a ver com o dízimo? Debaixo do regime da Graça, o dízimo não é uma obrigação, como era no tempo da Lei. Ele é uma expressão de gratidão a Deus por sua Graça. A porcentagem é a parte menos importante. O que importa mais é a atitude de nosso coração em relação a Deus. (Leia Tiago 1.25 e versículos ao redor e comentários bíblicos a respeito dessa passagem.)
Dízimo não é imposto. Não existe um valor exato que vai agradar mais a Deus. Existe uma disposição interior de gratidão e confiança que o agrada. Você pode dar 50% do que você recebe, mas se você não tem um relacionamento diário e chegado com Deus, não faz a mínima diferença. Em contrapartida, você pode, por exemplo, estar numa situação financeira muito difícil e não dar o dízimo, mas ter um coração inteiramente dedicado a Deus. De maneira nenhuma ele vai se desagradar de você. Pelo contrário, ele vai continuar amando você e cuidando de você perfeitamente.
Portanto, em minha opinião, não é o caso de conversar com seu marido sobre essa questão. Ela pode gerar conflitos desnecessários e tornar ainda mais difícil o seu testemunho dentro de casa. Continue a ser um reflexo de Cristo para seu marido por meio de suas atitudes diárias (1Pedro 3.1-2). Continue a separar para Deus a porcentagem que lhe parecer correta do dinheiro que você recebe. Deus conhece sua situação e deseja lhe dar uma vida de paz, numa caminhada bem próxima com ele que não é definida por um valor monetário!
Kisses,
Su