Hello, D.! Obrigada pelo “linda”, kkk. Tudo bem comigo. Espero que com você também!
Quanto à questão de direitos autorais, o princípio é sempre o mesmo: se um filme, livro, música, séria, etc. está disponível para ser comprado no Brasil, você não deve baixá-lo nem assisti-lo online sem pagar. No caso desses conteúdos que não estão à venda no Brasil, porém, não vejo problema. É como fotocopiar um livro que saiu de circulação, por exemplo.
Agora, se alguma desses conteúdos é vendido somente online, mas você não quer adquiri-lo porque tem medo de comprar coisas pela internet, precisa entender que essa é uma escolha sua – ou seja, o conteúdo está à venda, mas você não quer comprar, por qualquer motivo que seja. Nesse caso, não é certo assistir, ler, ouvir sem pagar.
Eu sei que essas questões são meio complicadas. Por isso proponho mais um princípio: se ficar na dúvida, não assista! Se não tiver certeza se o conteúdo é protegido por direitos autorais no Brasil ou não, deixe quieto. Eu entendo que às vezes é difícil fazer isso (também sou fá de filmes, séries, livros e cia.), mas lembre-se de que ninguém nunca morreu de “desnutrição de entretenimento” ou “privação de filmes”, rsrsrs. Deus sempre pode prover coisas boas, sem que precisemos “dar um jeitinho”!
Até a próxima, amiga!
Kisses,
Su