Pergunta:

Resposta da Sú:

Oi, I.! Eu entendo o que você diz sobre querer ser a melhor amiga e ser diferente sem ser “fácil”. De fato, é um equilíbrio delicado! Em minha opinião, porém, precisamos tomar cuidado para não ter a ilusão de que podemos “conquistar” a outra pessoa, pois isso não existe. Se esse menino faz parte dos planos de Deus para sua vida, as coisas vão acontecer sem que você precise fazer algo extraordinário ou mesmo colocar dificuldades na amizade. A meu ver, isso é manipulação. É se fazer de difícil ou mudar de atitude só para aumentar o interesse do menino. As amizades verdadeiras precisam ser honestas, sem artifícios e sem tentativas de mudar os sentimentos da outra pessoa. Tanto quanto eu entendo, o melhor caminho para um relacionamento saudável de compromisso é a autenticidade. Meu conselho, portanto, é que você seja você mesma, sem se preocupar tanto com cada coisinha que faz ou diz. Se você está orando continuamente sobre essa questão e pedindo sabedoria de Deus, e se você realmente está disposta a obedecer, pode ficar tranquila e confiar que Deus vai lhe mostrar como se relacionar com esse garoto sem se atirar em cima dele (rsrs), mas, ao mesmo tempo, demonstrando que você pode ser uma boa amiga.

Minha única sugestão em relação às conversas é que, de tempos em tempos, vocês procurem falar sobre assuntos mais profundos. Por exemplo, o que seu amigo pensa de divórcio, de aborto, de pena de morte, de discipulado cristão, de vida eterna com Deus, de criação/evolução, de relacionamentos familiares, etc.? Eu sei que pode ser complicado falar sobre algumas dessas coisas, mas quando surgirem oportunidades, use-as! Você pode comentar sobre algum acontecimento atual e perguntar a opinião dele (por exemplo, o que ele acha de o Brasil acolher refugiados de países mais pobres/em guerra?). Essas questões são importantes porque revelam o caráter do menino e ajudam você a entender se ele tem conteúdo, e não apenas é um “cara legal”.

Como eu disse, eu entendo o quanto é difícil ficar nessa fase de incerteza e indefinição. Mas, essa é uma excelente oportunidade de você fortalecer sua confiança nos planos e propósitos de Deus. Não tente forçar ou mudar a situação. Deixe as coisas fluírem e peça para Deus lhe dar muuuuita paciência!

Até a próxima!

 

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.