Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, I.! Fique sossegada, pois a gente vai continuar no mesmo assunto o tempo que precisar, ok? Aqui a gente não enjoa fácil, rsrs. Se me lembro bem, a gente falou sobre um presente de aniversário para ele, não foi?

Então, em minha opinião, se a amizade de vocês está progredindo, se você percebe que vocês estão mais próximos e que, de repente, ele também está interessado, pode ser hora de fazer algumas coisinhas além de continuar orando (a coisa mais importante!).

Pra começar, você já conversou com seus pais? Pode ser um bom momento de contar para eles que você tem um amigo que gostaria que eles conhecessem (caso ainda não conheçam) e que, talvez, você gostaria de namorá-lo no futuro. Na hora de ter essa conversa, é bem importante colocar tudo com muita calma, mostrando para seus pais que você não quer apressar as coisas, mas, ao mesmo tempo, sendo honesta com eles sobre seus sentimentos. Como disse, se eles não conhecem o menino, é importante você convidá-lo para ir à sua casa. Quanto mais sua família souber sobre ele, maior a probabilidade de seus pais entenderem por que você gosta tanto dele. Afinal, se o garoto é cheio de boas qualidades, seus pais vão poder ver isso : )

Outra coisa fundamental de levar em consideração é como anda o relacionamento de seu amigo com outras meninas. Ele tem outras amigas como você? Ele demonstra interesse por outras meninas? Fala de alguma em especial? Como é o relacionamento dele com outras garotas na igreja, nas redes sociais, etc.? Se ele tem o mesmo nível de amizade com outras meninas ou se parece interessado em alguma pessoa específica, é melhor ficar na sua mesmo e deixar Deus encaminhar as coisas.

Agora, se seus pais lhe deram permissão para namorar e se você tem certeza absoluta de que o garoto não está interessado em mais ninguém, pode ser o momento de dar algumas dicas para ele de que você tem sentimentos que vão além da amizade. Eu não vejo nada de errado em uma menina se declarar para um garoto desde que já existe uma longa e boa amizade, desde que ele não esteja envolvido com outra pessoa e que ele também tenha demonstrado interesse. Se você não tem certeza de tudo isso, é porque ainda não é hora de se declarar.

Eu sei por experiência própria o quanto é complicada essa fase de espera e incerteza. Às vezes parece que a gente vai explodir, não é mesmo? Nessas horas, a melhor coisa é pedir socorro para Deus, contar para ele tudo o que está no coração e pedir para ele nos acalmar nos dar paciência enquanto esperamos o tempo dele. É um exercício de confiança na bondade e no controle de Deus. É difícil, mas vale a pena.

Continue a confiar que, no tempo certo, Deus vai lhe mostrar o próximo passo.

E, sempre que quiser, conte como estão indo as coisas!

 

Kisses,

Su