Hello, E.! Sempre bom receber suas mensagens : ) E que mensagem looooonga, hein amiga? Kkk. Mas eu li tudinho e acho que entendi suas dúvidas. Aqui vão algumas coisas para você pensar.
- Em minha opinião, você está confusa porque, de certa forma, está tentando se envolver com vários meninos ao mesmo tempo. Eu sei que você não quer namorar todos eles, mas você também dá uma pontinha de esperança para eles, não? Além disso, minha impressão é de que, de vez em quando, você usa um amigo para fazer ciúmes para o outro, o que não é legal e só torna as coisas mais confusas do lado de dentro e de fora. Portanto, meu conselho nesse sentido é que você peça ajuda a Deus para definir bem cada um desses relacionamentos e não ficar falando de um menino para o outro. Peça para Deus ajudar você a ter clareza nos seus sentimentos – tipo, quem é totalmente só amigo e quem é interesse romântico. Mas como saber? É aí que mora sua dúvida, não? Vamos para o próximo item : )
- É possível que você tenha se acostumado com a ideia de que estava a fim do Gabriel e talvez seus sentimentos tenham mudado, mas você ainda diga que gosta dele por hábito. Entende? Talvez eu já tenha dito isso para você, mas quando a gente fica em dúvida se está a fim de alguém, geralmente é porque não está. E, quando a gente pensa que está gostando de mais de uma pessoa ao mesmo tempo, é porque não está gostando de ninguém de verdade. Isso porque o verdadeiro afeto é exclusivo, ou seja, ele é voltado para uma pessoa só. Leve isso em consideração, ok?
- Não tenho poderes paranormais (rsrs) para lhe dizer se o Felipe está totalmente a fim de você. O fato de ele demonstrar interesse pelas coisas que você gosta é legal e, no mínimo, mostra que ele quer continuar a ser seu amigo ou se aproximar ainda mais de você. De novo, meu conselho é que você deixe as coisas fluírem naturalmente. Seja amiga dele, sem forçar nada. Se ele realmente gosta de você e se isso faz parte dos planos de Deus para sua vida, você não precisa fazer nada para ele se declarar (claro que parar de falar de outros meninos pra ele pode ajudar, né? Rs). As coisas vão acontecer no tempo certo.
- E, quanto ao fato de ele ser católico, você não comentou que tipo de católico ele é – se é só de nome ou se é praticante. Eu conheço católicos que vão à igreja uma vez por ano e nem lembram que Deus existe. Mas, também conheço católicos que andam fielmente com Cristo e que o aceitaram como Salvador – o que significa que são cristãos como nós. Você alguma vez conversou com o Felipe sobre o relacionamento dele com Deus (não só de igreja, mas de vida espiritual mesmo)? Já perguntou o quanto Deus é importante para ele, se ele ora/reza com frequência, se ele lê a Bíblia, etc.? Se ele realmente está a fim de caminhar com Cristo e ter um relacionamento sério com Deus, ótimo! Agora, se você notar que ele é super indefinido nessas questões, ou se ele disser que vai ler a Bíblia ou visitar sua igreja só para agradar você, aí é bom pensar com calma. Você quer ter um relacionamento sério, de compromisso, com alguém que não está a fim de Deus? Namorar alguém que não anda com Cristo é bem diferente de ter apenas uma amizade com essa pessoa!
- Por fim, continue a orar e a deixar as coisas fluírem como Deus for mostrando, um passo de cada vez. Eu sei que é super difícil, mas como você percebeu, quando a gente deixa Deus agir, ele faz aquilo que vai ser melhor para nós. E, geralmente, ele mostra aos poucos qual é a vontade ele, o que significa que a gente precisa ter muita calma e paciência.
Pense sobre tudo isso, peça para Deus acalmar seu coração e dar clareza e confie que ele vai responder no tempo certo!
Até a próxima amiga!
Kisses,
Su