Pergunta:

Resposta da Sú:

Querida M., entendo que você fique chateada, amiga. Mas, para evitar um bocado de angústia e tristeza agora e no futuro, é muuuuito importante você começar a aprender a não se comparar com outros. Deus criou cada uma de nós de forma singular. Isso significa que mesmo que muitas meninas de sua idade já tenham menstruado e desenvolvido seios, isso não aconteceu com todas. Aliás, volta e meia alguém pergunta aqui no blog sobre isso (inclusive meninas mais velhas que você). Não é anormal menstruar com 14 ou 15 anos. Só é menos comum. Aliás, se você quiser ficar 100% tranquila, marque uma consulta ginecológica para tirar todas as dúvidas sobre sua puberdade e desenvolvimento. É possível que ouvir isso de um médico a deixe mais tranquila!

Além disso, a gente precisa tomar muuuuito cuidado para não deixar a mídia (televisão, filmes, revistas, internet, etc.) definir o que é beleza. Em algumas épocas da história, ter um “corpão” significava ser cheia de gordurinhas. Em outras épocas, o ideal de beleza era super magra e sem curvas. Hoje, o ideal é meio doido: você tem de ser magra, mas também tem de ter quadril, bumbum, seios grandes, e por aí vai. Quem disse que todo mundo precisa ser assim?

Portanto, fique tranquila, pois não tem nada de errado com você e não tem motivo para sentir vergonha. Seu corpo está se desenvolvendo em ritmo normal e suas formas vão continuar a mudar por, pelo menos, mais cinco ou seis anos. Ou seja, ainda tem muito tempo de crescimento pela frente!

Uma alimentação nutritiva, com número adequado de calorias (inclusive gorduras boas, como o azeite de oliva e açúcares naturais, como das frutas e do mel e umas guloseimas de vez em quando, rsrs), atividade física diária (sem exageros) e boas noites de sono vão lhe dar uma aparência saudável, bem nutrida e bem cuidada.

Pense, ainda, no que você gosta de sua aparência: Cabelos? Olhos? Altura? Formato das pernas? Procure escolher roupas e acessórios que destaquem sua beleza natural. Em outras palavras, em vez de ficar encanada com aquilo que você acha que não tem, celebre e destaque as coisas que você curte em si mesma!

Converse com Deus sobre isso e peça para ele ajudar você a cuidar desse corpo maravilhoso que ele deu para você de presente. Peça, também, para ele ajudá-la a lidar com essa vergonha em relação a suas amigas (pra dizer a verdade, eu também não gosto de me trocar na frente dos outros) e para ele mostrar como evitar essas comparações que fazem tão mal!

E, sempre que quiser trocar uma ideia, apareça! Estamos à disposição J

 

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.