Pergunta:

Resposta da Sú:

Excelente pergunta, S.! Para começar, é importante entender que não faz parte do ideal de Deus que existam tantas divisões no corpo de Cristo (veja 1Coríntios 12.12-20). Elas foram acontecendo ao longo dos séculos não apenas por causa de diferentes interpretações da Bíblia, mas porque essas diferenças pareceram irreconciliáveis para muita gente. Na verdade, às vezes essas divisões não são em função de coisas realmente importantes, mas de assuntos secundários.

Para uma pessoa se tornar cristã, ela precisa reconhecer que é pecadora, que não tem como salvar a si mesma e precisa aceitar que Cristo morreu na cruz por ela. Também precisa entender que salvação é inteiramente pela graça de Deus, e não por merecimento nosso, bom comportamento,  obras, etc. Precisa entender, ainda, que existe um só Deus, Criador e Senhor de todas as coisas e que ele enviou seu Filho, Jesus, para ser nosso único e suficiente Salvador e Senhor. Quem crê nessas verdades fundamentais está salvo. Ponto final.

Algumas coisas que são ensinadas na igreja além dessas doutrinas básicas são importantes, mas não dizem respeito à salvação. Outras coisas não têm verdadeira importância fundamental nem para a salvação nem para a vida diária com Cristo. Por exemplo, que instrumentos a igreja deve ter no louvor, que cor é a capa do hinário, se a ceia deve ser servida pelos diáconos ou presbíteros, se o pastor deve usar gravata ou não (rsrs) – nada disso deveria ser motivo de divisão nem de desavença dentro das igrejas.

Além disso, também é importante lembrar que nossa regra de fé e prática é a Bíblia e que, para interpretá-la, contamos primeiramente com a ajuda do Espírito Santo e, ainda, com a ajuda de muitos outros recursos, como comentários bíblicos, Bíblias de estudo, dicionários, enciclopédias e afins.

Portanto, se você está realmente determinada a estudar a Bíblia e descobrir a verdade a respeito de algum assunto, pode ter certeza de que, se for importante para sua caminhada com Deus, ele vai providenciar para que você entenda. Por isso você precisa ter um relacionamento chegado com Deus e um bom conhecimento da Bíblia. Tudo o que ouvimos nas pregações e outros ensinos da igreja precisa ser comparado com a Bíblia – estudada em seu contexto mais amplo (ou seja, sem pegar versículos isolados aqui e ali para dizer aquilo que nós queremos).

Aos poucos, você vai perceber que algumas igrejas são mais bíblicas do que outras, ou seja, se preocupam mais em pregar exatamente o que Deus diz na Bíblia, e não apenas transmitir opiniões humanas. Isso não quer dizer que as pessoas que aceitaram a Cristo numa igreja menos bíblica não são salvas. Mas quer dizer que essa falta de proximidade com Deus e com a Palavra pode causar distorções de pensamento e comportamento.  Portanto, amiga, procure sempre igrejas que prezem pelo ensino da Palavra acima de outras coisas, que incentivem os membros a ler, estudar e pesquisar a Bíblia e a questionar quando têm dúvidas.

E, para entender ainda melhor essa questão, recomendo a leitura deste texto num blog muito legal:

https://apenas1.wordpress.com/2017/04/25/os-diferentes-sotaques-do-cristianismo/

Se ainda tiver dúvida a esse respeito ou sobre qualquer outro assunto, é só escrever novamente. Estamos à disposição!

Que Deus lhe dê sabedoria, entendimento e clareza em sua jornada de fé!

 

Kisses,

Su