Pergunta:

Olá Su, meu caso é um pouco complicado e eu senti um alívio enorme quando achei seu site. Bom, vamos lá. Eu tenho um pai e um irmão alcoólatra, uma mãe que está ficando doente por causa deles e uma provável depressão. Meu pai é um cara maravilhoso, Su. Ele é o melhor pra mim e para meus irmãos, mas quando ele bebe acaba virando outra pessoa, nem parece o mesmo. Isso acaba comigo, ver como ele fica violento e no dia seguinte ver ele triste. É um ciclo vicioso, já tentei procurar todo tipo de ajuda mas ele não quer ser ajudado. Eu vejo que ele se sente como um refém da bebiba mas não consegue parar. Meu irmão mais velho está no mesmo caminho, ele vive em meio a festas, bebida e discussões com meus pais. Como se não bastasse tudo que passamos em casa ele ainda trás mais problemas pro nosso lar. Minha mãe tem que segurar toda essa barra sozinha, eu juro que dou o melhor de mim para ajudar ela mas eu não consigo dar 100% de mim já que passo o dia no cursinho estudando. E eu me sinto tão sozinha. Eu não consigo mais sentir a presença de Deus, eu agradeço a ele todo dia por me dar condições de estudar, pela minha casa, agradeço por ter meu pai e minha mãe, agradeço até pelas coisas mais bobas do meu dia e peço pela proteção das pessoas que amo. Mas me sinto absolutamente sozinha em quanto estou rezando e durante meu dia. Sei que Deus me ama mas eu me sinto tão triste por não senti-lo perto de mim. Às vezes penso que sou egoísta por dizer que não sinto Ele perto de mim com tantas coisas boas que tenho, mas meu coração anda tão vazio. Não sei se isso foi bem uma pergunta, acho que foi mais um desabafo. Um conselho de amiga seria bem vindo. Obrigada ♥️. B.

Resposta da Sú:

Querida B., fiquei triste de ler sua mensagem, pois sei por experiência própria o quanto é difícil ter na família pessoas que sofrem na alcoolismo. Ao mesmo tempo, também posso lhe dizer por experiência própria que Deus tem um cuidado muito especial por nós nessas situações e nos sustenta de maneiras surpreendentes. Eu sei que às vezes bate uma solidão, mas é fundamental você saber que, na realidade você não está sozinha. Deus está ao seu lado a cada momento, mesmo que nem sempre você perceba a presença dele. E, ele sabe de sua necessidade de apoio e forças nessa jornada. Peça para ele colocar pessoas ao seu redor que possam ajudá-la no dia a dia. Aliás, existem grupos de apoio especializados em apoiar e orientar famílias de pessoas que sofrem de alcoolismo (veja no artigo que recomendo abaixo).

A meu ver, você está indo pelo caminho certo: dedicando-se a seus estudos, sendo grata a Deus por todas as coisas (eu também agradeço pelas coisas pequenas – não tem nada de bobo nisso!) e procurando ajudar sua mãe na medida do possível.

É importante lembrar, porém, que o bem-estar de seus pais não é responsabilidade sua. Eles são os adultos e eles deveriam estar preocupados com você, e não o contrário! Não é egoísmo, portanto, você desejar que as coisas fossem diferentes. Continue a apresentar esses sentimentos para Deus e pedir ajuda para lidar com eles. Nosso Pai é um Deus de grande amor, compaixão, graça e misericórdia. Ele está sempre de braços abertos para acolher você. Ele não está chateado nem decepcionado com você. O maior desejo de Deus é que você dedique sua vida a ele e ande perto dele!

Aproveito para recomendar um artigo sobre como lidar com alcoolismo na família. Nele você encontrará dicas bem práticas para seus desafios diários. Espero que ajudem: https://www.faithgirlz.com.br/index.php/alcoolismo-na-familia-o-que-fazer/

E, sempre que quiser companhia, estamos aqui, ok?

Até a próxima!

 

Kisses,

Su