Hello, M.! Nem sempre é questão de ser pecado ou não, mas de ser apropriado ou não. Não existe uma idade certa para começar a namorar. Isso vai depender do seu nível de maturidade e responsabilidade. Claro que, muitas vezes, os pais demoram um pouquinho para entender que não somos mais crianças. Ao mesmo tempo, contudo, elas são as pessoas que conhecem você e melhor e que podem ajudá-la a entender quando você vai estar preparada para assumir um compromisso sério.
Uma coisa que ajuda bastante é se mostrar madura e responsável em outras áreas da vida. Se você discute com seus pais o tempo todo, não se preocupa muito em estudar, não ajuda nas coisas da casa, etc., vai ser difícil convencê-los de que você já tem idade suficiente para algo tão sério quanto um namoro. Aliás, essa é uma questão importante de lembrar: apesar do que se diz por aí, namoro é uma coisa séria. É um compromisso que a gente assume diante de Deus e que precisa de muita consideração.
Se você está interessada em um garoto específico, minha sugestão é que você desenvolva uma boa amizade com ele e dê tempo para seus pais o conhecerem também. Dessa forma, se o garoto for legal, quando chegar a hora de pensar em namoro, existe uma probabilidade bem maior de seus pais concordarem.
Procure conversar com seus pais sobre esse assunto de modo tranquilo – sem levantar a voz, sem bater o pé. Ou seja, procure mostrar que você é digna da confiança deles. Isso pode acelerar um bocado o processo!
E, acima de tudo, converse muito com Deus. Peça para ele lhe dar muuuuita paciência nesse período de espera e para ajudá-la a entender quando será o seu tempo. Não fique se comparando com outras meninas, o que elas fazem ou deixam de fazer. Peça a Deus para ele mostrar qual é a história incrível que ele escreveu para você. Então, no tempo e do jeito certo, as coisas vão acontecer naturalmente! Confie nisso.
E, sempre que quiser trocar uma ideia, é só escrever novamente.
Kisses,
Su