Pergunta:

Resposta da Sú:

Querida L., é triste que o mundo de hoje tenha colocado em nossa cabeça que ter menos curvas é algo ruim, quase uma doença. Engraçado que, em outras épocas, esse seu perfil era exatamente o que estava super na moda (procure online fotos antigas de uma supermodelo chamada “Twiggy”), e as meninas mais com mais curvas é que se sentiam feias e não queriam sair de casa!

Estou dizendo isso para você entender que essa questão tem a ver com a forma como você se percebe – e não com a beleza de seu corpo. Pense comigo: Deus imaginou cada detalhe de seu corpo e a criou com muito carinho – e nada do que Deus cria é feio ou malfeito. Ele lhe deu essas formas porque as achou lindas! Isso significa que o problema não é o seu corpo. O problema é como você (e outras pessoas) o enxerga.

Em minha opinião, a coisa mais legal que você pode fazer é se colocar na frente de um espelho grande e pedir ajuda de Deus para fazer uma lista: Anote tudo o que você acha bonito em si mesma do topo da cabeça à ponta dos pés! Cabelos? Olhos? Formato da boca? Formato das unhas? Enfim, peça para Deus ajudar você a se ver como ele a vê! E, sempre que bater o desespero, volte a essa lista. Use-a, também, para valorizar essas partes do seu corpo que você já gosta. Pense em roupas, maquiagem (se usar) e acessórios que destaquem essas partes que você gosta.

À medida que você se ligar da sua beleza e curti-la cada vez mais, você vai irradiar mais segurança e confiança, o que significa que as outras pessoas também vão perceber você de forma diferente. Eu lhe garanto isso, pois também já passei por essa experiência (já fui bem gordinha e hoje sou bem magrinha, rsrs). O que importa em termos de percepção não é o formato do seu corpo, mas como você se enxerga – isso faz toda diferença.

Portanto, da próxima vez que tiver uma programação na escola ou no clube, converse muuuuuito com Deus e peça para ele ajudá-la a mudar sua forma de pensar sobre seu corpo. Pense em roupas que vão destacar sua beleza e use-as com muito orgulho. Por exemplo, meninas mais magras ficam lindas com estampas coloridas!

Por fim, pense em sua saúde. Procure ter uma alimentação equilibrada, com gorduras “do bem” (tipo azeite, amendoim, castanhas e nozes), carboidratos, proteínas e muitas frutas, legumes e verduras. Isso tudo vai ajudar seu corpo a ter uma aparência saudável e bem cuidada.

Ah, e lembre-se de que você ainda tem uns 4 anos de desenvolvimento pela frente, o que significa que você precisa continuar amando e cuidado de seu corpo à medida que ele vai ganhando novas formas.

Peça a Deus, aquele que criou e conhece você, para que ele lhe mostre como amar esse presente lindo que é seu corpo! Quando pedimos com sinceridade, ele ouve e atende!