Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, T.! Já estava ficando com saudades J

Muito legal a sua pergunta. A resposta depende da visão que você tem de namoro. Algumas pessoas acreditam que a gente só pode namorar para casar – é como se o namoro fosse um compromisso tão sério quanto o casamento. Se você seguir essa linha, então não deve namorar mais de uma vez mesmo!

Eu sou da opinião, porém, de que nem todo namoro cristão precisa obrigatoriamente terminar em casamento. A meu ver, o namoro é um tempo de companheirismo, amizade e de algumas (não muitas!) expressões físicas de carinho. É uma oportunidade de conhecer a outra pessoa dentro de um compromisso sério, de exclusividade, mas que ainda pode ser quebrado (diferente do compromisso de casamento).

Dentro desse ponto de vista, é possível Deus guiar você para um namoro e, depois, lhe mostrar que aquela não é a pessoa com a qual você vai passar o resto da vida. É como uma espécie de “ensaio”, em que você vai aprender uma porção de coisas sobre si mesma e seus sentimentos, sobre a outra pessoa e sobre como se relacionar com alguém do sexo oposto. Esse aprendizado vai ser muito útil e importante para seu futuro relacionamento definitivo, preparando você e dando maturidade para ele.

Esse é um dos motivos porque eu acredito que precisamos pensar com muita sabedoria de Deus sobre os limites da intimidade sexual dentro do namoro, pois ela forma vínculos muito profundos, que deveriam existir apenas no relacionamento definitivo.

Portanto, se Deus guiar você a um namoro e ele não der certo, não fique ansiosa, pensando que você não entendeu a direção de Deus, ou que Deus “enganou” você. Deus nunca faz isso. Vá com calma em seus relacionamentos, um passo de cada vez, para ter tempo e sensibilidade para entender os planos de Deus. Um namoro nesses termos não precisa ter um fim trágico e traumático (embora sempre seja triste e um tanto difícil) e, às vezes, pode até voltar a ser uma amizade mais adiante.

Continue a conversar bastante com Deus e pedir toneladas de sabedoria dele, na certeza de que, quando pedimos com sinceridade e disposição de obedecer, ele ouve e atende!

Até a próxima, amiga!

 

Kisses,

Su